Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ANDRÉ ARAÚJO MENEZES
20/06/2018 14:51
Esta dissertação tem como objetivo central analisar como a expressão corporal de estudantes gays e lésbicas no espaço escolar contribuiu para a ampliação do debate sobre diversidade de gênero e sexual no currículo de uma escola de ensino médio. Adotou-se a perspectiva teórico-metodológica pós-estruturalista. Toda a investigação foi conduzida a partir de uma certa ideia de desconstrução de verdades e das normas de gênero, como um ato de descostura, apoiada principalmente nas teorizações de Michel Foucault, no que se refere ao exercício de um novo modo de olhar para o saber e para as relações que o entremeiam o saber-poder. A produção dos dados da investigação foi desenvolvida a partir da abordagem da metodologia pós-crítica em educação, com a realização de entrevistas. Sugere-se que os discursos de estudantes dissidentes contribuem para potencializar espaços de subversões e desestabilizações das normas de gênero, contribuindo para a construção de novos modos de se fazer gênero no cotidiano escolar.
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