UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYANE SANTIAGO BARRETO
18/06/2018 15:07


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYANE SANTIAGO BARRETO
DATA: 19/06/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de videoconferência do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
TÍTULO: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA MEDIADA POR METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem significativa, Metodologias ativas, Educação Alimentar Nutricional.
PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População
RESUMO:

Nas últimas décadas, as ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) adquiriram papel estratégico nas políticas públicas de Saúde, Alimentação e Segurança Alimentar. Não obstante, as práticas tradicionais de EAN vêm sendo criticadas por sua abordagem tradicionalista. Em oposição, defende-se que as ações de EAN assumam uma perspectiva problematizadora e sejam mediadas por metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Para tanto, os graduandos em Nutrição necessitam ter vivenciado experiências de aprendizado similar. O presente projeto tem por objetivo avaliar o processo de aprendizagem significativa, mediada por metodologias ativas de ensino e aprendizagem, na disciplina de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo intervenção, na qual serão adotados como procedimentos de coleta de dados entrevistas mediadas por questionário semiestruturado; a observação da participação, com registros em diários de campo e a técnica de grupo focal. O conteúda da disciplina será por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, fundamentado pela Teoria da aprendizagem Significativa. Os discentes também deverãoa desenvolver no decorrer das aulas um projeto de EAN em cenário de prática, projeto este que deverá ser elaborado partindo de diagnóstico situacional prévio de demanda junto a uma comunidade local. A disciplina adotará como procedimento de avaliação a participação ativa dos discentes nas aulas e na solução das situações problemas nos cenários, assim , como instrumentos inovadores de avaliação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GLAUCE DIAS DA COSTA
Interno - 1966564 - IZABELA MARIA MONTEZANO DE CARVALHO
Presidente - 2215315 - SILVIA MARIA VOCI

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10