UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: LUZIA CRISTINA DE MELO SANTOS GALVÃO
19/06/2018 08:12

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUZIA CRISTINA DE MELO SANTOS GALVÃO
DATA: 28/08/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO FUTURO PROFESSOR
PALAVRAS-CHAVES: Biologia, Ciências, Estágio Supervisionado, Identidade Docente, Licenciandos, Professores, Profissionalização, Saberes Docentes.

Formar professores preparados para o exercício da profissão é responsabilidade dasInstituições Superiores. Porém, a forma como estas “preparam” esses profissionais podeser decisiva para o bom exercício da profissão e uma disciplina relacionada ao preparodos futuros docentes no ambiente das universidades é “Estágios Supervisionados”, quetem como principal lema levar o aluno para “a prática”. Sabendo dessa importância, oobjetivo geral desta tese foi identificar os efeitos do Estágio Supervisionado naformação da identidade docente e na profissionalização dos professores de CiênciasBiológicas, por meio da relação entre teoria e prática. Os sujeitos que participaram destapesquisa foram divididos em dois grupos, sendo 46 recém-ingressos do curso deLicenciatura em Ciências Biológicas no período de 2016/1 e 36 licenciandos queestavam cursando as disciplinas de Estágio Supervisionado. Como instrumentos decoleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas e atécnica do grupo focal. Os dados encontrados foram discutidos tendo o embasamentoteórico de autores como Selma Garrido Pimenta, António Nóvoa e Maurice Tardif eseus colaboradores, como também outros autores. Por meio dos dados coletados eanalisados, tomando como base as questões norteadoras da pesquisa, foi possívelverificar que os efeitos do estágio, no que tange à profissionalização e à formação daidentidade docente durante a formação, não reforçaram nos sujeitos o desejo de “serprofessor”, uma vez que, por meio do contato com a realidade do ambiente escolar,vivenciados durante a prática do estágio, 9 dos 10 licenciandos que participaram dapesquisa, ao final do estágio, não desejavam seguir na profissão. As outrasconsiderações levantadas nesta tese foram: a maioria dos sujeitos recém-ingressos,como também os estagiários, escolheu o curso como segunda opção e, apesar de estarem uma licenciatura, não se vê enquanto professores da Educação Básica; oslicenciandos não veem a relação dos conhecimentos aprendidos na universidade com ocurrículo do ambiente escolar; e os saberes mobilizados durante a prática do estágio sãoos disciplinares e curriculares, sendo que, apesar dos da experiência serem consideradospor eles importantes são prejudicados pelo pouco convívio com o ambiente escolar.

Presidente - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Interno - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO