UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: JOSÉ ADELMO MENEZES DE OLIVEIRA
15/06/2018 07:28

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ADELMO MENEZES DE OLIVEIRA
DATA: 25/07/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE SERGIPE/CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SERGIPE (2001-2007)
PALAVRAS-CHAVES: Cultura escolar. Formação profissional. Inclusão escolar. Pessoa com deficiência. Práticas escolares.

O século XX foi marcado por um intenso movimento de lutas e conquistas em favor daampliação dos direitos de todas as pessoas, destacadamente para os grupos sociais mais vulneráveis. Oenfrentamento da exclusão e da desigualdade social depende também de políticas públicas no campo daeducação e do trabalho. Nesse contexto, a articulação entre a Educação Especial e a EducaçãoProfissional vem se afirmando como um caminho possível para a formação profissional da pessoa comdeficiência. Essa articulação vem promovendo, concomitantemente, a elevação da escolaridade dessegrupo populacional, e a ampliação de suas chances de ingressar no mundo do trabalho. Nessa perspectiva,a presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo de implantação/implementação das ações deformação profissional da pessoa com deficiência e sua influência sobre a cultura escolar daETFSE/CEFET-SE, entre 2001 e 2007. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipoestudo de caso histórico-organizacional que, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos da NovaHistória Cultural, utilizou conceitos de representação e práticas para melhor compreender as ações deformação profissional da pessoa com deficiência, desenvolvidas pela ETFSE/CEFET-SE. Para tanto, foiestabelecido um diálogo, principalmente, com Certeau, Le Goff, Julia, Birklen, Mantoan, Mendes, Glat,Carvalho, Ciavatta, Sacristán e Bardin. Foram analisadas as principais legislações, programas e planosatinentes ao processo educacional da pessoa com deficiência produzido (inter) nacionalmente e os daescola em tela. De modo complementar, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores emembros do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais – Napne com professores e comalunos com deficiência que participaram das ações do Programa Educação, Tecnologia e EducaçãoProfissional - Tec Nep no período abrangido pela pesquisa. Os resultados evidenciaram que nosdocumentos da EFTSE/CEFET-SE a inclusão da pessoa com deficiência foi tratada de forma imprecisa eperiférica. Além de ser tratada de maneira difusa, com sutil orientação conceitual e metodológica, asreferências relativas a essa questão não se revelaram centrais. Não obstante essa constatação, ficouevidenciado também que as ações de formação profissional da pessoa com deficiência foram norteadas,do ponto de vista epistemológico, pela noção de inclusão plena, visto que foi garantido o acesso a alunoscom qualquer tipo de deficiência e a todos os cursos técnicos, irrestritamente; e, na prática, o que ocorreude fato foi a integração educacional, fruto das práticas astuciosas e voluntárias de gestores do Napne, deprofessores e dos próprios alunos com deficiência, devido à inalteração dos principais documentos e àquase absoluta ingerência institucional em favor das ações do Tec Nep na escola em tela. Entretanto,concluiu-se que mesmo na contramão da omissão institucional as práticas escolares de membros doNapne e de alguns professores contribuíram para que elementos de um paradigma educacional menosexcludente fosse incorporado à cultura escolar da ETFSE/CEFET-SE.

Externo à Instituição - EDILENE ROCHA GUIMARÃES
Interno - 1108628 - ISA REGINA SANTOS DOS ANJOS
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Externo ao Programa - 1079351 - MARTHA MORAIS MINATEL