UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA SUELLEN BOMFIM SOUZA
13/06/2018 19:05

DISCENTE: RENATA SUELLEN BOMFIM SOUZA
DATA: 19/07/2018
LOCAL: Sala de Reunião do CCET
TÍTULO: Possíveis contribuições de Atividades Investigativas para o desenvolvimento de capacidades do Pensamento Crítico
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências, Atividades Investigativas, Pensamento Crítico.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Uma atividade investigativa (AI) é uma abordagem baseada na resolução de problemas, possibilitando que os alunos se envolvam na construção do conhecimento. Diversos autores defendem o uso das AI para o desenvolvimento da formação crítica de indivíduos, ou seja, desenvolver pensamento crítico. Contudo, como garantir que uma abordagem investigativa irá atender a estes objetivos? É necessário considerar fatores relacionados as AI que influenciam e potencializam sua abordagem e que remetam a construção de conhecimentos aliado ao aprimoramento de atitudes e valores, essenciais na formação crítica dos estudantes, direcionado pela mobilização de aspectos do pensamento crítico na educação científica. Tendo esse contexto, com base em fundamentos teóricos das AI e da Teoria do Pensamento Crítico (PC) no ensino, propomos nesta dissertação, uma investigação sobre potenciais capacidades do PC manifestadas em estudantes que passam por abordagens AI aplicada com vertente CTS. Como forma de relacionar AI e PC nessas abordagens, na forma de um primeiro artigo, buscamos em documentos oficiais que regem o ensino de Química no Brasil sobre competências e habilidades tecer possíveis relações com capacidades do PC potencialmente manifestadas em estudantes. Para tal, a presente pesquisa inicialmente apresenta um possível alinhamento entre capacidades do PC com competências e habilidades em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares, visto que, os documentos oficiais brasileiros pregam a promoção de competências no âmbito do ensino de Ciências como meio de formação do aluno crítico, dessa forma, podemos fazer uma aproximação das competências às capacidades do PC. No segundo momento, há uma investigação a ser discutida por um segundo artigo, que discutirá os dados coletados por meio de aplicações de AI, a fim de verificar se houve manifestação de capacidades do PC na prática de sala de aula. Na análise documental realizada inicialmente, percebe-se que as competências propostas pelos PCN+ propiciam principalmente a manifestação de capacidades elementares do PC, indicando que o ensino brasileiro está focado no desenvolvimento de capacidades básicas na formação crítica de indivíduos, seguindo o raciocínio do referencial adotado. A coleta de dados ocorreu em quatro turmas distintas e será respaldada pelo referencial teórico de Análise de Conteúdo (Bardin), para investigar as ideias dos alunos e verificar se houve a manifestação de capacidades do PC propostas pela AI, esperando identificar uma perspectiva de entrelaçamento entre as capacidades do PC e competências e habilidades ligadas as AI, pelo menos no que tange a prática em sala de aula.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO
Externo à Instituição - FABIANA DA SILVA KAUARK

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf