Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA SAMARA CRUZ SANTOS
13/06/2018 11:14
O crescente interesse acerca da colaboração se traduz com a evolução das ferramentas tecnológicas que apoiam práticas colaborativas, a exemplo do software social. As organizações, constituídas de processos de negócios, cada vez mais estão reconhecendo a colaboração como um importante recurso e estão investindo em medidas que propiciem um ambiente colaborativo. Nesse contexto, emerge uma nova abordagem conhecida como Social Business Process Management (Social BPM) que insere os preceitos de colaboração e software social à gestão de processos de negócios ou Business Process Management (BPM). Por se tratar de um tema recente com poucas pesquisas, principalmente, sobre o seu uso na prática, surge a importância de mais estudos sobre a abordagem. Diante desse contexto, o projeto de pesquisa se propõe a desenvolver um modelo para implantação do Social BPM que possa contribuir para a melhoria das atividades desenvolvidas e dos processos internos em uma organização do setor público, a Universidade Federal de Sergipe. Do modelo que resultará dessa pesquisa, pretende-se demonstrar na prática uma maneira de implantar o Social BPM a fim de evidenciar seus benefícios e desafios diante da sua aplicação. Para tanto serão abordados na fundamentação teórica os conceitos de colaboração, software social, BPM e Social BPM. A pesquisa apoia-se em uma perspectiva interpretativista, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritiva. Sua implementação terá como estratégia a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizadas análise documental e entrevistas semi-estruturadas. Por fim, para a análise dos dados coletados será adotada a análise de conteúdo.
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