UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ALESSANDRA PEREIRA GOMES MACHADO
12/06/2018 08:27

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA PEREIRA GOMES MACHADO
DATA: 13/07/2018
LOCAL: Auditório
TÍTULO: Fluência em leitura oral e proficiência em leitura: automaticidade na decodificação para a compreensão leitora
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Automaticidade na decodificação. Fluência em Leitura oral. Proficiência em leitura. Língua Portuguesa.
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Planejamento Educacional

A fluência em leitura oral é a habilidade de extrair informação da palavra escrita, demonstrando compreensão na leitura em voz alta. Os processos de leitura verificados na fluência em leitura oral atendem à automaticidade na decodificação da palavra escrita, enquanto a proficiência em leitura está associada aos processos de compreensão da leitura. Assim, os processos de decodificação com automaticidade são necessários para a compreensão da leitura, o nosso objetivo foi comparar o desempenho na fluência em leitura oral com o desempenho na proficiência em leitura na resolução de um teste padronizado de Língua Portuguesa nos moldes da Prova Brasil. Para a avaliação da fluência em leitura oral, construímos um modelo de leitura, considerando o constructo teórico em que aautomaticidade na decodificação é tratada como preditora na construção do sentido do texto. Esta abordagem de leitura pressupõe os modelos de dupla rota de leitura em voz alta (COLTHEART et al, 2001, COLTHEART, 2013), de compreensão de leitura (PERFETTI et al, 2013; PERFETTI, STAFURA, 2014) e de monitoramento da compreensão da leitura (OAKHILL et al, 2005; EFKLIDES, 2008).Tomando como base esses processos de leitura, aferimos as três dimensões da fluência em leitura oral: precisão, velocidade e prosódia. Essas três dimensões, tomadas em conjunto, permitem identificar processos de automaticidade na decodificação que levam à compreensão da leitura. Na análise da precisão, o modelo da dupla rota possibilitou identificar processos de automaticidade na decodificação que nos dão indício de precisão ao acessar a rota lexical, como: fenômenos variáveis da fala (traços graduais e traços descontínuos) e hipercorreção; ou da falta de precisão ao acessar a rota fonológica, como: erro de decodificação e falta de conhecimento do sistema ortográfico. O modelo de compreensão da leitura permitiu identificar os processos de ressilabação e predições. Os processos de correção e repetição na leitura em voz alta foram identificados pelo modelo de monitoramento da compreensão da leitura. Na análise da prosódia, identificamos as pausas silenciosas e as preenchidas e a mudança de fronteira apoiadas no modelo de compreensão da leitura. Na análise da velocidade, identificamos o número de palavras ortográficas lidas em 1 minuto de leitura em voz alta, relacionado aos processos do modelo de leitura. Para verificar a proficiência em leitura, aplicamos um teste padronizado de Língua Portuguesa baseado na Prova Brasil. A construção do teste baseou-se na matriz de referência de Língua Portuguesa e na escala de proficiência da referida avaliação, utilizando os itens da avaliação disponíveis na Plataforma das Devolutivas Pedagógicas. O teste de fluência em leitura oral baseou-se no método Curriculum-Based Measurement (CBM- DENO, 2003), atendendo aos procedimentos da análise de 1 minuto de leitura em voz alta de dois textos adequados ao nível de escolaridade do leitor. Participaram deste estudo 74 estudantes do 6º ano e 72 do 9º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas de Sergipe: Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela e Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. No início do ano letivo de 2016, o teste de proficiência em leitura foi aplicado de forma coletiva a todos os estudantes participantes presentes na escola, enquanto a sessão de gravação da leitura em voz alta foi realizada individualmente, em ambiente reservado. O resultado da fluência em leitura oral a partir do modelo de análise permitiu identificar três perfis de leitura que atendem a padrão de comportamento adequados aos processos de automaticidade, compreensão e monitoramento e velocidade de leitura. Os estudantes participantes estão no perfil 2 de leitura. O resultado de proficiência em leitura demonstrou uma progressão reversa no desenvolvimento das habilidades de leitura no decorrer dos anos de escolaridade, isto quer dizer que quanto maior o nível de escolaridade, neste caso 9º ano do ensino fundamental, menor a quantidade de estudantes nos níveis de proficiência em leitura adequados ao ano de escolaridade. Para atendermos ao objetivo proposto nesta tese de comparar o desempenho emfluência em leitura oral e o desempenho em proficiência em leitura, realizamos um teste estatístico de significância para comparar os resultados de desempenho nesses dois testes. O Teste-t de Student sugere que os processos de automaticidade aferidos na fluência em leitura oral são preditores da proficiência em leitura. Nossa hipótese de estudo de que a automaticidade no processo de decodificação da leitura é necessária para a compreensão do texto foi confirmada. Isto significa que um leitor fluente em leitura oral terá bom desempenho em testes de compreensão de leitura, como a Prova Brasil, no entanto, o contrário é impossível de ocorrer.

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS
Interno - 1838211 - HEIKE SCHMITZ
Externo ao Programa - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO