UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 01 de Maio de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMILLE CAROSO ANDRADE
08/06/2018 07:34

DISCENTE: JAMILLE CAROSO ANDRADE
DATA: 26/06/2018
LOCAL: Sala de videoconferência do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
TÍTULO: AVALIAÇÃO DAS LANCHEIRAS DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PARTICULARES DE SERGIPE E FATORES ASSOCIADOS À SUA QUALIDADE
PALAVRAS-CHAVES: pré-escolares; alimentos ultraprocessados; lanches escolares
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

A presença de produtos ultraprocessados nos hábitos alimentares das crianças tem aumentado e seu consumo em excesso pode ocasionar aumento de peso, dentre outros prejuízos à saúde, sendo recomendado pelo novo Guia Alimentar para a População Brasileira a redução no consumo desses alimentos e o aumento no consumo de alimentos in natura. O presente estudo tem o objetivo de identificar os grupos alimentares mais frequentes nas lancheiras de pré-escolares de escolas particulares de Sergipe, considerando a classificação do novo Guia Alimentar para a População Brasileira. Será realizado estudo com delineamento transversal do tipo observacional com técnicas de investigação quantitativa. Serão observados e registrados três dias não consecutivos dos lanches presentes nas lancheiras dos alunos e, posteriormente, os alimentos serão divididos em quatro grupos: alimentos In Natura (IN) ou Minimamente Processados (MP), Ingredientes Culinários (IC), Alimentos Processados (AP) e Alimentos Ultraprocessados (UP). Além disso será realizada avaliação do estado nutricional dos alunos e serão levantadas informações sobre neofobia e seletividade alimentar das crianças, dados socioeconômicos da família e caracterização do ambiente escolar quanto à promoção da alimentação saudável. Serão aplicados testes de associação de Qui-Quadrado de Pearson e Teste Exato de Fisher, testes T-student para diferença de médias entre grupos (considerando a série) e teste de U- de Mann Whitney (para dados sem distribuição normal), correlação de Pearson (ou Spearman, para dados assimétricos). Para a análise multivariada, será utilizado modelo de regressão logística, em que a variável dependente será a presença de alimentos in natura nas lancheiras avaliadas e as variáveis independentes serão as socioeconômicas, demográficas, estado nutricional e dificuldades enfrentadas pelos responsáveis para a elaboração dos lanches escolares.

Presidente - 1819141 - KIRIAQUE BARRA FERREIRA BARBOSA
Externo à Instituição - INES RUGANI RIBEIRO DE CASTRO
Externo à Instituição - RAFAEL MOREIRA CLARO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19142-da426f1ea9