UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLI BARBOSA DE CARVALHO
08/06/2018 07:32

DISCENTE: GABRIELLI BARBOSA DE CARVALHO
DATA: 12/06/2018
LOCAL: Auditório da Didática II
TÍTULO: POLIMORFISMO DE NUCLEOTÍDEO ÚNICO A35C NO GENE DA SUPERÓXIDO DISMUTASE-1 E ESTADO NUTRICIONAL RELATIVO AO ZINCO E SUAS RELAÇÕES COM O CONTROLE GLICÊMICO EM INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2
PALAVRAS-CHAVES: Zinco; Superóxido Dismutase; Diabetes Mellitus Tipo 2.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

A presença de polimorfismos no gene da enzima superóxido dismutase 1 (SOD1), estruturalmente dependente de zinco, pode comprometer a atividade dessa enzima e trazer consequências para a defesa antioxidante do organismo. Sabe-se que a doença diabetes apresenta elevada formação de espécies reativas de oxigênio, promovidas primariamente pela hiperglicemia, necessitando da atuação de um complexo sistema de defesa antioxidante. Estudos que abordem essas relações em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) são escassos. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar a presença do polimorfismo de nucleotídeo único (SNP) A35C no gene da SOD1 e o estado nutricional relativo ao zinco, e suas relações com a atividade antioxidante da SOD e o controle glicêmico de indivíduos com DM2. Para isso, serão selecionados 150 indivíduos com DM2, com idade entre 19 e 59 anos, residentes em Aracaju e regiões vizinhas. Os participantes passarão por uma avaliação antropométrica (peso e altura para o cálculo do índice de massa corporal, circunferência da cintura e percentual de gordura corporal) e da ingestão alimentar de zinco e macronutrientes por meio de três recordatórios alimentares de 24 horas. Além disso, os participantes serão submetidos a uma coleta de sangue e urina de 24 horas, a fim de caracterizá-los quanto à presença do SNP estudado, atividade enzimática da SOD, estado nutricional relativo ao zinco (concentrações do mineral no plasma, eritrócitos e urina) e marcadores glicêmicos (glicose de jejum e hemoglobina glicada). Os resultados serão agrupados em pelo menos dois grupos: 1) homozigotos com alelos de referência; 2) homozigotos com alelos variante e heterozigotos com alelo variante. As variáveis de resposta serão apresentadas em média e desvio-padrão. Os valores da ingestão de zinco serão ajustados pelo valor energético da dieta, segundo o método residual. O teste de Kolmogorov-Smirnov será realizado para verificar se os resultados seguem distribuição normal. Em seguida, o teste t-Student para amostras independentes ou o teste de Mann-Whitney serão realizados, levando em consideração um p-valor menor que 0,05 para discriminação de médias estatisticamente diferentes. Para todas as análises estatísticas será utilizado o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 17.0.

Presidente - 1819141 - KIRIAQUE BARRA FERREIRA BARBOSA
Externo ao Programa - 468.988.404-87 - MARCIA FERREIRA CANDIDO DE SOUZA
Externo ao Programa - 2097654 - VIVIANNE DE SOUSA ROCHA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10