UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: WEVERTON SANTOS DE JESUS
07/06/2018 09:37

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WEVERTON SANTOS DE JESUS
DATA: 27/07/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: : REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DISCENTES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) NA SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Representações Sociais, TIC, Licenciatura em Química, Educação.
ÁREA: Educação

O presente estudo teve como objetivo investigar o conteúdo e a estrutura das representações sociais de discentes ingressantes e concludentes de cursos de Licenciatura em Química sobre a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na sala de aula, em três cursos presenciais de Licenciatura em Química do estado de Sergipe, vinculados a: Universidade Federal de Sergipe - Campus de São Cristóvão (UFS/SC) e Campus de Itabaiana (UFS/ITA), e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - Campus de Aracaju (IFS/AJU). Esta é uma investigação de natureza qualitativa realizada a partir da Teoria das Representações Sociais (TRS), proposta por Serge Moscovici, e da Teoria do Núcleo Central (TNC), conferida Jean-Claude Abric que contou com a participação de 158 licenciandos, sendo 91 ingressantes e 67 concludentes subdivididos entres as três referidas IES. As respostas dos investigados foram coletadas por meio de um questionário, que continha na primeira parte a técnica da Associação Livre de Palavras (ALP) e na segunda parte questões de natureza socioeconômica, cultural, acadêmica e profissional. O estímulo indutor da ALP foi a expressão a utilização das TIC na sala de aula e cinco o número de palavras solicitadas aos estudantes com posterior hierarquização destas. O processamento dos vocábulos e construção do quadro de quatro casas foi feito com o auxílio do software EVOC 2000. Afim de obter resultados mais conclusivos, foram feitos testes de centralidade por meio da análise de similitude com auxílio do software IRAMUTEQ dos prováveis constituintes do núcleo central obtidos na análise prototípica. Para ambos os grupos de licenciandos da UFS/SC, o núcleo central assumiu uma dimensão inteiramente funcional formado por elementos com finalidade operatória, ou seja, considerados fundamentais para a realização da tarefa profissional. Os termos internet e software surgem como objetos centrais à representação dos ingressantes e concludentes, sendo ao primeiro grupo social acrescidos os elementos computador, aplicativos e datashow. A representação social da utilização das TIC na sala de aula para os dois grupos de licenciandos da UFS/ITA foi também organizada por termos que se relacionam aos dispositivos tecnológicos com o aporte de elementos de ordem pedagógica relacionadas ao reflexos e possíveis resultados de uma prática educativa mediada pelo uso da tecnologia. O quadrante central foi formato por dois elementos em comum, internet e computador, porém divergente, quanto a presença de outros termos, a saber: informação e aprendizagem para os ingressantes, e inovação e software para os concludentes; o que tornam as representações sociais diferentes. No tocante a organização interna da representação para os sujeitos do IFS/AJU, à análise dos núcleos centrais revelou diferenças em todos os elementos que formam a composição desses quadrantes. Enquanto, conhecimento, internet e celular, classificam-se como elementos que atribuem significado e sentido a representação para aos ingressantes, aprendizagem, computador e facilidade, parecem organizar a representação dos concludentes. De forma geral, os três grupos de licenciaturas estudados, manifestaram representações sociais diferentes entre ingressantes e concludentes em torno do mesmo objeto social, apesar de algumas similaridades nos elementos constitutivos do núcleo central. No entanto, o conteúdo dessas representações demonstra que o conhecimento dos licenciandos sobre os usos dos diversos dispositivos tecnológicos e as potencialidades que podem ser impressas no processo de ensino e aprendizagem.

Externo ao Programa - 1674029 - ALICE ALEXANDRE PAGAN
Interno - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo à Instituição - LEILA CLEURI PRYJMA
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO