UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: WENIA VENTURA DE FARIAS CALDAS
06/06/2018 11:01

DISCENTE: WENIA VENTURA DE FARIAS CALDAS
DATA: 15/06/2018
LOCAL: Laboratório de Informática- Departamento de Administração- UFS
TÍTULO: Plano anual de auditoria interna da rede federal de educação profissional: uma análise das atividades realizadas pelas auditorias internas dos institutos federais do nordeste brasileiro no período 2015-2017
PALAVRAS-CHAVES: Sistema de Controle Interno. Auditoria Interna. Planejamento Anual de Atividades da Auditoria Interna. Relatório Anual de Auditoria Interna.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

O controle enquanto função administrativa, estudado pela Administração Científica, tem sua origem em estudos desenvolvidos no setor privado. A partir do conhecimento sobre a importância do controle para as instituições privadas, este foi incorporado aos setores públicos. Especificamente no Brasil, a administração pública passou a reconhecer a importância do controle no século XIX, com a criação do Tribunal do Tesouro Público Nacional. Como forma de reafirmar a importância do controle, foram promulgadas uma série de Leis e Decretos regulamentando e estabelecendo a obrigatoriedade de que os órgãos instituam em sua estrutura administrativa unidades de controle interno. Como consequência dessa obrigatoriedade, os Institutos Federais de Educação, Ciência de Tecnologia, autarquias vinculadas ao Poder Executivo Federal, instituíram as unidades de auditoria interna, para fortalecer a gestão, racionalizar as ações de controle e prestar apoio aos órgãos de Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Para o desempenho de suas atribuições, os setores de auditoria elaboram o Planejamento Anual de Atividade de Auditoria Interna, documento que contém o rol de atividades a serem desenvolvidas ao longo do exercício. Finalizado o exercício, é elaborado o Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna. Sendo assim, esta pesquisa tem o objetivo de analisar, a partir dos relatórios anuais de auditoria interna, as ações de auditoria executadas pelas unidades de auditoria interna do IF’s do nordeste brasileiro, no triênio 2015-2017. Será realizada uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental. Serão coletados dados sobre as atividades planejadas pelas unidades de auditoria interna no Planejamento Anual de Atividades de Auditoria Interna. Na sequência estas informações serão confrontadas com o Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna. Paralelamente a este levantamento de dados, será enviado via e-mail um questionário com perguntas abertas e fechadas aos servidores que atuam nas unidades de auditoria interna dos Institutos Federais do Nordeste Brasileiro. Os dados serão analisados por meio da estatística descritiva simples e análise de conteúdo. Após finalizada esta etapa os dados serão encaminhados às unidades de análise, afim de que estas informações possam ser utilizados como insumo para a realização de eventuais melhorias no processo de planejamento e execução das atividades.

Presidente - 1662887 - MARIA ELENA LEON OLAVE
Interno - 3317187 - KLEBER FERNANDES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - WANDERSON ROGER AZEVEDO DIAS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10