UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MANOEL RODRIGUES DE ABREU MATOS
05/06/2018 10:04

DISCENTE: MANOEL RODRIGUES DE ABREU MATOS
DATA: 11/06/2018
LOCAL: Campus Itabaiana
TÍTULO: O GÊNERO MEME: UMA PROPOSTA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ATRIBUIÇÃO DE SENTIDO ÀS MÚLTIPLAS SEMIOSES
PALAVRAS-CHAVES: Genero meme, multimodalidade, multiletramento
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Este trabalho apresenta uma proposta de leitura e produção do gênero textual meme. Como gênero multimodal, os memes são discursivos, dialógicos e polifônicos, veiculadores de enunciados. Se por um lado, o gênero textual vem enriquecendo a capacidade de comunicação, crítica e reflexiva entre os cidadãos, principalmente nos meios digitais, por outro, ainda são escassas as práticas pedagógicas que abordem o trabalho com esse gênero em sala de aula, principalmente, na disciplina de Língua Portuguesa. Para Dawkins (1976) os memes são tomados como ideias que se reproduzem pela sociedade, como as cerimônias, a arte, as modas do vestuário, os costumes. Tudo que é replicado de pessoa para pessoa por meio não genético é meme. Desse modo, considera-se de suma importância desenvolver nos alunos os multiletramentos necessários para a atribuição de sentido aos memes, tanto na perspectiva da leitura quanto na produção textual. Esta projeto será desenvolvido em uma escola municipal da cidade de Olindina – Bahia e contará com a participação de 26 alunos do 8º ano. O objetivo geral deste projeto é desenvolver nos alunos os multiletramentos necessários para o entendimento da sistemática de funcionamento dos memes, através da realização de oficinas de leitura e produção que proporcionem aos alunos a compreensão dos processos de significação e ressignificação desse gênero textual multimodal.

Presidente - 3583193 - DERLI MACHADO DE OLIVEIRA
Interno - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA