Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSENEIDE SANTOS DE JESUS
05/06/2018 10:01
O presente projeto visa apresentar uma prática de leitura a partir de canções de autoria feminina, que destacam o papel de independência e liderança das mulheres. Esta proposta faz parte de uma abordagem de intervenção para as aulas de Língua Portuguesa de uma turma do 9° ano de uma escola municipal de Jeremoabo/ BA. O objetivo principal consiste em propiciar a formação crítica do/a leitor/a, debatendo as relações de gênero na sociedade contemporânea com destaque para o empoderamento da mulher retratado nas letras das canções Desconstruindo Amélia, de Pitty, Respeita as mina, de Kell Smith, Respeita, de Ana Cañas e Pagu, de Zélia Duncan e Rita Lee. Essas autoras discutem e questionam o espaço da mulher na sociedade em sua luta por direitos igualitários. Para referenciar esse trabalho serão trazidas para discussão as contribuições das teorias a respeito da formação do leitor trabalhadas por Annie Rouxel, Chartier, Eco, Bordini e Aguiar. Em relação à prática cultural de leitura aplicaremos esse método em diálogo com a proposta de Gomes, que prioriza as questões políticas das representações de gênero. Essa proposta de intervenção terá três momentos: a sondagem do horizonte cultural dos participantes a partir da escuta de canções atuais sobre o papel da mulher na sociedade e na história; seguido do momento em que se debate o empoderamento da mulher na música na sociedade; e, por último, será proposta a construção de uma trilha sonora de quatro músicas que traduzem um novo olhar para a valorização da identidade feminina e seu protagonismo. Assim, associamos questões culturais e ideológicas à formação do/a leitor/a crítico/a para ampliarmos o debate em torno da igualdade de gênero.
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