UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Junho de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: MARIA AMÁLIA VARGAS FAÇANHA
05/06/2018 07:38


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA AMÁLIA VARGAS FAÇANHA
DATA: 20/07/2018
HORA: 08:30
LOCAL: Didática VI, Sala 04
TÍTULO: PRÁTICAS DE LETRAMENTOS E LEITURAS MULTIMODAIS DE MATERIAIS DIDÁTICOS E AS AULAS DE INGLÊS NA REDE PÚBLICA DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Inglês; Letramentos; Materiais dudáticos; Coleção PNLD; Rede pública de ensino
PÁGINAS: 185
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Esta tese está inserida na linha de pesquisa Educação e Comunicação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi desenvolvida no perído de 2014 a 2018, tendo por objetivo compreender as práticas de letramentos adotadas por docentes de inglês da rede pública do estado de Sergipe no processo de construção de sentidos, no que diz respeito a um trabalho multimodal que atenda às necessidades de formação da cidadania crítica, tendo como principal suporte as coleções do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A investigação teve o foco no livro didático por ser esse recurso o mais presente nas práticas daqueles docentes. Trata-se de pesquisa qualitativa-multirreferencial conduzida sob a perspectiva da pesquisa-formação, a qual adotou os seguintes instrumentos para o levantamento de informações: diário de campo, questionários, gravações em áudio, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O foco da investigação esteve nos significados que são construídos nas práticas de letramentos que envolvem textos visuais (imagens) e outros elementos multimodais, ressaltando a importância de atividades que levem à ampliação de olhares voltados para o papel que o ensino de língua inglesa pode desempenhar na formação do cidadão. A pesquisa se desenvolveu no contexto de um dos módulos de um projeto de extensão, de formação continuada, promovido por um grupo de docentes (no qual se insere esta pesquisadora) do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os participantes da pesquisa lecionam em escolas localizadas em diferentes municípios do estado de Sergipe, o que imprimiu uma característica positiva aos encontros, fruto da diversidade de experiências e contextos. As teorias dos letramentos e multiletramentos embasaram as problematizações feitas a respeito das relações entre educação, ensino de inglês, neoliberalismo, material didático, PNLD, globalização e o caráter multimodal que marca a comunicação na atualidade. Os principais resultados indicam que esse contato com as teorias contribuiram para a expansão de perspectivas daqueles docentes quanto ao papel que o ensino de inglês pode desempenhar na formação da cidadania crítica, com destaque para as práticas de leituras multimodais críticas de imagens como textos visuais presentes nas coleções por eles adotadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Interno - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1324031 - VANDERLEI JOSE ZACCHI
Externo à Instituição - SERGIO IFA
Externo à Instituição - WALKYRIA MARIA MONTE MOR

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19279-bcba364a3c