Banca de QUALIFICAÇÃO: OBDERAN BISPO DOS SANTOS
02/06/2018 13:37
A cooperação entre empresas é uma estratégia tão irreversível quanto à globalização, neste sentido, entende-se que as relações entre as organizações que cooperam ao mesmo tempo que competem, proporcionam vantagens capazes de influenciar positivamente seus resultados, promovendo assim, um ganho competitivo em cadeia. É neste cenário que a pesquisa aborda o intrigante e atual fenômeno da coopetição entre organizações comerciais aglomeradas em clusters. Confere ponderar que coopetição é entendida por comportamentos de cooperação competitiva entre empresas, ou seja, concorrentes que cooperam para gerar valor coletivo ao tempo que competem por benefícios individuais. Deste modo, este projeto de pesquisa tem por objetivo principal analisar a influência da cooperação, competição na coopetição entre os comerciantes lojistas associados à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que conformam um aglomerado na cidade de Lagarto/SE. A partir deste objetivo será possível compreender, de forma geral, o fenômeno da coopetição em uma aglomeração comercial que apresenta características de um agrupamento em Cluster. Este projeto de pesquisa se insere no paradigma positivista, com características do tipo descritivo e abordagem de natureza quantitativa, cuja coleta de dados dar-se-á através da aplicação de um questionário estruturado no qual estão incluídas todas as variáveis latentes que formam o modelo de análise da coopetição desenvolvido por Silva (2016). Espera-se que os resultados permitam comprovar as hipóteses de que quanto maior a cooperação entre os comerciantes lojistas de Lagarto/SE, maior é a coopetição entre eles, e, quanto maior a competição entre os comerciantes lojistas de Lagarto/SE, menor é a coopetição entre eles, como corroborado em outros estudos sobre o tema em questão.
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