Banca de QUALIFICAÇÃO: MILENE DE ABREU SOUZA
30/05/2018 11:08
Sabe-se que alimentação escolar surge como uma modalidade de refeição fora do lar e, portanto, deve apresentar qualidade e quantidade adequadas, visto que, muitas vezes, é a principal refeição do dia para os alunos assistidos. Nesse contexto, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), referência mundial em alimentação escolar, propõe ofertar uma alimentação saudável e adequada, que visa atender as necessidades nutricionais dos alunos e promover hábitos alimentares saudáveis. Para tal, é imprescindível a avaliação contínua dos cardápios planejados de maneira a verificar a sua adequação às diretrizes propostas pelo PNAE, além de se verificar outros requisitos para uma alimentação saudável e sustentável. Diante disto, o presente estudo tem como principal objetivo analisar a qualidade do planejamento dos cardápios para a alimentação escolar do estado de Sergipe. Será um estudo transversal, onde serão analisados os critérios envolvidos no planejamento de cardápios em escolas públicas e vinculadas ao PNAE no estado de Sergipe. Serão realizadas as seguintes análises: Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio (AQPC), estimativa da oferta de polifenóis, verificação da presença de alimentos provenientes da agricultura familiar, inserção de alimentos regionais e orgânicos, além da análise do grau de processamento dos alimentos e ingredientes, segundo classificação proposta pelo Guia Alimentar para a População Brasileira. Além disso, será aplicado aos nutricionistas responsáveis técnicos um questionário sobre a caracterização do município e a elaboração dos cardápios ofertados. Os dados serão tabulados com auxílio do Microsoft Excel e organizados em planilhas para geração de gráficos e tabelas. O estudo busca ressaltar a importância da avaliação do planejamento de cardápios, bem como contribuir para que a alimentação ofertada aos escolares tenha uma melhor qualidade nutricional, englobe propriedades funcionais e que nela sejam inseridos alimentos provenientes da agricultura familiar, orgânicos e regionais possibilitando práticas adequadas e saudáveis, conforme as legislações vigentes e que valorizem sua cultura alimentar, permitindo assim que essas refeições auxiliem no desenvolvimento cognitivo e de novos hábitos alimentares.
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