UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA DAS GRAÇAS GOMES TRINDADE
29/05/2018 09:42


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA DAS GRAÇAS GOMES TRINDADE
DATA: 04/06/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do DFA
TÍTULO: Avaliação do potencial antitumoral in vitro de complexos de inclusão carvacrol/β-ciclodextrina em células de câncer de próstata.
PALAVRAS-CHAVES: Carvacrol. Complexos de inclusão. β-ciclodextrina. Viabilidade celular. Câncer de próstata.
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

O câncer de próstata é a segunda causa de morte por neoplasias entre os homens e o câncer não-cutâneo mais frequente entre os brasileiros. O tratamento convencional baseia-se em cirurgia, radiação e quimioterapia. No entanto, os quimioterápicos, ainda mostram toxicidade a órgãos e levam a efeitos colaterais graves. Nos últimos anos, vários estudos têm demonstrado o potencial antitumoral de compostos extraídos de plantas para o tratamento do câncer, incluindo o câncer de próstata. O carvacrol, um monoterpeno fenólico, presente em óleos essenciais de plantas pertencentes à família Lamiaceae ganhou grande interesse recentemente pelas suas atividades antitumorais. No entanto, a sua aplicação é ainda limitada devido à baixa solubilidade em água e alta volatilidade. A fim de melhorar as propriedades hidrofílicas e farmacológicas do carvacrol, a formação de complexos de inclusão com β-ciclodextrina foi realizada por diferentes métodos e caracterizada por calorimetria exploratória diferencial (DSC), termogravimetria/termogravimetria derivada (TG/DTG), determinação de água por Karl Fischer (KF), espectrofotometria de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), difração de raios-X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). A eficiência de complexação (EC%) foi determinada utilizando o método analítico desenvolvido e validado por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). O efeito antitumoral do complexo de inclusão de carvacrol/ β-ciclodextrina contra células de câncer de próstata (PC-3) foi avaliado através de modelos de cultura de células bi e tridimensionais (2D e 3D). Os resultados da caracterização físico-química indicaram que o carvacrol foi complexado com sucesso dentro da cavidade da β-ciclodextrina. A análise por CLAE demonstrou que a maior EC (81,2%) foi obtido pelo método de liofilização. Os ensaios de proliferação e migração celular no modelo 2D demonstraram que o tratamento das células PC-3 com o complexo de inclusão de carvacrol/ β-ciclodextrina levou a uma inibição dose-dependente da proliferação das células tumorais e maior redução da viabilidade celular em comparação com o carvacrol livre. Além disso, o complexo de inclusão de carvacrol/β-ciclodextrina reduziu significativamente (p<0,001) o número de células PC-3 encapsuladas em hidrogéis de gelatina metacrilada (GelMA). Portanto, a inclusão de carvacrol em β-ciclodextrina demonstrou potencial efeito antiproliferativo, representando uma alternativa promissora no tratamento do câncer de próstata.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2445308 - ADRIANO ANTUNES DE SOUZA ARAUJO
Interno - 2027473 - MARCELO CAVALCANTE DUARTE
Externo ao Programa - 2137199 - PAULA SANTOS NUNES
Externo ao Programa - 2068856 - RENATA GRESPAN
Interno - 2337777 - ROGERIA DE SOUZA NUNES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12762-01b8f192c5