Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHAZIA DE ALMEIDA FONSECA REIS
24/05/2018 16:19
Atentando para o desafio da escola em formar leitores competentes e, sabendo das dificuldades encontradas pelos alunos e por professores no que diz respeito ao estudo de textos em sala de aula, este projeto destaca a importância de se trabalhar com o gênero tirinha como suporte para subsidiar o ensino de língua, com foco no desenvolvimento de habilidades de leitura com texto multimodal, por meio do referido gênero, com o fulcro de desenvolver/ampliar a competência leitora dos alunos, bem como estimular o gosto pela leitura, a partir do uso das tirinhas, como estratégia complementar de ensino de texto. Apesar de ainda haver muito a ser realizado no ensino de língua materna no Brasil, vale ressaltar as ações inovadoras das políticas públicas para o Ensino Fundamental, tais como as mudanças curriculares e os processos de organização do ensino. Dentre essas ações, voltadas para a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura e escrita, destacam-se os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNs (BRASIL, 1997). Ações que visam atender à crescente exigência de multiletramento no Brasil e dependem de uma escola que forme cidadãos capazes de pensar de modo criativo e de interagir usando diferentes linguagens. Destarte, objetiva-se um processo educacional que permita ao aluno o acesso ao conhecimento, instrumentalizando-o para resolver problemas de diferentes naturezas. Logo, pensamos em um ensino de texto, dinâmico, que associa linguagem verbal e não-verbal, no qual o aluno é capaz de familiarizar-se com os personagens e estabelecer conexões com o seu dia a dia. A tirinha é considerada a menor célula dentro dos gêneros que englobam as histórias em quadrinhos e é amplamente utilizada em livros didáticos, web sites, educação à distância, entre outros segmentos. A estrutura do presente estudo consiste em ler, interpretar e produzir tirinhas em sala de aula, trabalhando suas características, com ênfase na interpretação e produção textuais.
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