UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Setembro de 2021


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHAZIA DE ALMEIDA FONSECA REIS
24/05/2018 16:19


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHAZIA DE ALMEIDA FONSECA REIS
DATA: 11/06/2018
HORA: 10:00
LOCAL: NIPEC
TÍTULO: O GÊNERO TEXTUAL TIRINHA COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE TEXTO MULTIMODAL
PALAVRAS-CHAVES: Gênero. Tirinha. Leitura. Texto multimodal. Produção textual
PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

Atentando para o desafio da escola em formar leitores competentes e, sabendo das dificuldades encontradas pelos alunos e por professores no que diz respeito ao estudo de textos em sala de aula, este projeto destaca a importância de se trabalhar com o gênero tirinha como suporte para subsidiar o ensino de língua, com foco no desenvolvimento de habilidades de leitura com texto multimodal, por meio do referido gênero, com o fulcro de desenvolver/ampliar a competência leitora dos alunos, bem como estimular o gosto pela leitura, a partir do uso das tirinhas, como estratégia complementar de ensino de texto. Apesar de ainda haver muito a ser realizado no ensino de língua materna no Brasil, vale ressaltar as ações inovadoras das políticas públicas para o Ensino Fundamental, tais como as mudanças curriculares e os processos de organização do ensino. Dentre essas ações, voltadas para a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura e escrita, destacam-se os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNs (BRASIL, 1997). Ações que visam atender à crescente exigência de multiletramento no Brasil e dependem de uma escola que forme cidadãos capazes de pensar de modo criativo e de interagir usando diferentes linguagens. Destarte, objetiva-se um processo educacional que permita ao aluno o acesso ao conhecimento, instrumentalizando-o para resolver problemas de diferentes naturezas. Logo, pensamos em um ensino de texto, dinâmico, que associa linguagem verbal e não-verbal, no qual o aluno é capaz de familiarizar-se com os personagens e estabelecer conexões com o seu dia a dia. A tirinha é considerada a menor célula dentro dos gêneros que englobam as histórias em quadrinhos e é amplamente utilizada em livros didáticos, web sites, educação à distância, entre outros segmentos. A estrutura do presente estudo consiste em ler, interpretar e produzir tirinhas em sala de aula, trabalhando suas características, com ênfase na interpretação e produção textuais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2506161 - ELAINE CRISTINA SILVA SANTOS
Interno - 1490267 - SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO
Externo à Instituição - LÍVIA MÁRCIA TIBA RÁDIS BAPTISTA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16100-6196392814