UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: ERICK BARROS NASCIMENTO
07/05/2018 19:48


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICK BARROS NASCIMENTO
DATA: 30/05/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Seminários do DCOMP
TÍTULO: Arquitetura de Rede Programável para Information Centric Network – ICN com Replicação de Conteúdo em Private Clouds
PALAVRAS-CHAVES: Computação em Nuvem, ICN, SDN, Sistemas Distribuídos, Redes Programá- veis, Cache, Proxy Reverso, Controlador.
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação
RESUMO:

A Internet lidera o modo como as informações, serviços e conteúdos são disponibilizados em formato digital. O acesso a esses conteúdos pode ser possível de qualquer lugar, pelos mais variados dispositivos. Entretanto, a configurabilidade da arquitetura de redes convencional é dificultada pela diversidade de sistemas embarcados presentes nos ativos de rede, onde as informações que consumem seus recursos não possuem um gerenciamento efetivo, ao mesmo tempo que, problemas específicos não são detectados com facilidade pelos sistemas e nem pelas equipes de infraestrutura, como a duplicação do tráfego de requisições HTTP no enlace.

Esta pesquisa realiza um estudo experimental com proposta de arquitetura descentralizada para redes de conteúdo. A arquitetura centraliza todo o gerenciamento desacoplando o controle dos concentradores da rede, permitindo a aplicação das configurações on-the-fly. Com o advento das redes definidas por software (do inglês, Software Defined Networking (SDN)), surgem novas possibilidades para o gerenciamento de redes promovendo novos contextos para as redes cêntricas de informação (do inglês, Information Centric Network (ICN)). Essas possibilidades podem ser alcançadas por meio da programabilidade da rede com extensão remota do plano de dados para nuvem.

Este trabalho apresenta e valida um protótipo de redes de conteúdo, disponibilizado em um domínio estabelecido e replicado entre os mesmos, onde cada endpoint executa um microcache para otimização do tempo de requisição e resposta. Além disso, uma cópia minimizada desse backend está posto na nuvem em um servidor privado (do inglês, Virtual Private Server (VPS)) permitindo a alta disponibilidade do ambiente. O sistema possuí dois proxies reversos capazes de assumir o controle do plano de dados sem percepção para o usuário, mantendo alta performance e otimização através do algoritmo de balanceamento de carga Least_Conn.

A validação ocorreu por meio de três cenários. No primeiro, foi avaliado aspectos inerentes ao funcionamento de uma rede de computadores, logo, latência, perda e vazão foram explorados. No segundo cenário, foi avaliado aspectos acerca do tunelamento para a nuvem com requisição direcional e bidirecional obtendo atraso e perda de pacotes. Por fim, aspectos de replicação, cacheamento, banda de contenção, otimização, banda alcançável, Cache Hit Ratio (CHR), Tempo Médio entre Falhas (MTBF) e Tempo Médio para Reparos (MTTR) foram apresentados, alcançando bons resultados para ICNs com SDN. O trabalho é concluído apontando para o estudo da latência de controladores SDN devido a variações no sistema, mas que não impactaram significativamente nos objetivos da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2128052 - DOUGLAS DYLLON JERONIMO DE MACEDO
Interno - 1692341 - EDWARD DAVID MORENO ORDONEZ
Externo ao Programa - 2662198 - TARCISIO DA ROCHA
Externo à Instituição - LUIS CARLOS ERPEN DE BONA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12646-2c874e3307