UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: BRAULIO LIVIO DIAS CAVALCANTE JUNIOR
07/05/2018 19:48


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRAULIO LIVIO DIAS CAVALCANTE JUNIOR
DATA: 29/05/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de seminários do DCOMP
TÍTULO: Arquitetura Híbrida de Armazenamento no Contexto da Internet das Coisas
PALAVRAS-CHAVES: IoT, NoSQL, armazenamento, bancos de dados.
PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação
RESUMO:

A IoT se faz presente como uma das grandes áreas de inovação em tecnologia. Com ela, é possível compartilhar informações através do uso de dispotivos pequenos, considerados em muitos casos como pervasivos, ou seja, que estão presentes no cotidiano das pessoas sem serem percebidos.

A computação em nuvem tornou-se um componente-chave para desenvolver aplicativos de IoT. Enquanto o número de dispositivos aumenta, uma grande quantidade de dados é gerada. Desse modo, é necessário tratar adequadamente o armazenamento e acesso desses dados de maneira otimizada.

Existem diferentes formas de gerenciar e armazenar dados. A abordagem relacional (SQL), o armazenamento não-relacional (NoSQL), NewSQL e modelos de armazenamento em larga escala baseados em nuvem, são exemplos. Para o contexto de aplicações de IoT, é comum lidar com dados não estruturados, em sua maioria, além destas aplicações demandarem alta flexibilidade. Para aplicações que utilizam estes tipos de requisitos, estudos indicam o uso de arquiteturas de armazenamento que utilizem bancos de dados não relacionais, conhecidos como NoSQL. Estes tipos de armazenamento flexibilizam restrições de consistência e integridade, além de utilizar mecanismos otimizados de replicação e acesso.

O presente trabalho tem como objetivo propor uma arquitetura de armazenamento híbrido para Internet das Coisas. Para validá-la, experimentos utilizando NoSQL foram feitos para dados escalares, multimídia e posicionais, 3 dos principais tipos de dados de sensores de IoT. Após os experimentos, foi identificado que o banco de dados Redis, do tipo chave-valor, obteve o melhor desempenho para escrita e consulta destes tipos de dados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2128052 - DOUGLAS DYLLON JERONIMO DE MACEDO
Interno - 1287477 - RICARDO JOSE PAIVA DE BRITTO SALGUEIRO
Interno - 1692341 - EDWARD DAVID MORENO ORDONEZ
Externo à Instituição - MARIO ANTONIO RIBEIRO DANTAS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12712-85cc87cea5