Banca de DEFESA: PEDRO AMARAL SOUSA
04/05/2018 14:52
Este projeto de pesquisa traz como tema “leitura de charges em uma perspectiva sociocognitiva discursiva de referenciação: o caso das anáforas indiretas” e será desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa, em uma turma do 9º de uma Escola Municipal na cidade de Paripiranga/BA. Nessa direção, pretende-se analisar processos referenciais, o caso das anáforas indiretas, presentes na charge como gênero discursivo verbo/imagético, em uma perspectiva sociocognitiva discursiva. Parte-se da possibilidade de atribuição de sentido ao texto por parte do leitor a partir das “pistas” deixadas pelo chargista. Com isso, um corpus compõe-se de quatro textos chárgicos e quatro textos jornalísticos como forma de recuperar a intertextualidade instauradora de temporalidade das charges. A seleção foi feita em sites da internet, tendo como base a referenciação e as anáforas indiretas discutidas por Marcuschi (2005), Cavalcante (2014) e Bernardino Silva (2014) e Custódio Filho (2009). Assim, espera-se que os estudantes do 9º ano durante as aulas de Língua Portuguesa, participem de oficinas de leitura desses textos, ampliando a competência leitora por meio da pesquisa-ação.
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