UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: PEDRO AMARAL SOUSA
04/05/2018 14:52

DISCENTE: PEDRO AMARAL SOUSA
DATA: 11/05/2018
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: LEITURA DE CHARGES EM UMA PERSPECTIVA SOCIOCOGNITIVA DISCURSIVA DE REFERENCIAÇÃO: O CASO DAS ANÁFORAS INDIRETAS
PALAVRAS-CHAVES: Linguística Textual; Referenciação; Processos referenciais; anáforas indiretas; Charge.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este projeto de pesquisa traz como tema “leitura de charges em uma perspectiva sociocognitiva discursiva de referenciação: o caso das anáforas indiretas” e será desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa, em uma turma do 9º de uma Escola Municipal na cidade de Paripiranga/BA. Nessa direção, pretende-se analisar processos referenciais, o caso das anáforas indiretas, presentes na charge como gênero discursivo verbo/imagético, em uma perspectiva sociocognitiva discursiva. Parte-se da possibilidade de atribuição de sentido ao texto por parte do leitor a partir das “pistas” deixadas pelo chargista. Com isso, um corpus compõe-se de quatro textos chárgicos e quatro textos jornalísticos como forma de recuperar a intertextualidade instauradora de temporalidade das charges. A seleção foi feita em sites da internet, tendo como base a referenciação e as anáforas indiretas discutidas por Marcuschi (2005), Cavalcante (2014) e Bernardino Silva (2014) e Custódio Filho (2009). Assim, espera-se que os estudantes do 9º ano durante as aulas de Língua Portuguesa, participem de oficinas de leitura desses textos, ampliando a competência leitora por meio da pesquisa-ação.

Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Externo à Instituição - VALDINAR CUSTÓDIO FILHO
Externo ao Programa - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf