Banca de DEFESA: ALANA PEREIRA LIMA
25/04/2018 16:29
O propósito da pesquisa é compreender em que as práticas de esporte de aventura na Educação Física assimilam a perspectiva da formação sócio ambiental. Para tanto delineamos os seguintes objetivos específicos: verificar no currículo do curso de licenciatura em Educação Física indícios relacionados à inserção das questões ambientais e esportes de aventura; identificar ações que se configurem em indícios da preocupação com questões ambientais pelos organizadores de corridas de aventura, bem como verificar como os docentes do curso de Educação Física entendem a relação entre o esporte de aventura e formação de cidadania. A metodologia adotada foi a pesquisa de caráter qualitativo, na qual usamos a entrevista semiestruturada e análise documental como instrumentos apropriados para coleta dos dados junto ao recorte empírico selecionado para a análise, a saber, o docente da disciplina analisada, os organizadores das Federações Alagoana, Baiana e Sergipana de corrida de aventura, a ementa da disciplina e documentos disponibilizados pela confederação brasileira de corrida de aventura e federações estaduais. A análise é interpretativa a luz do referencial teórico em que foram as analisadas as categorias currículo, Educação Ambiental e cidadania. Os resultados demonstram que as práticas de esporte de aventura são conteúdo de apenas uma disciplina do curso de licenciatura analisado, a mesma disciplina que se propõe a tratar questões sócio ambientais como objetivo central, na perspectiva de analisar as possibilidades e limitações que estas práticas representam. No que tange a prática de corrida de aventura, é possível compreender que a aproximação do esportista em relação ao meio natural contribui para uma maior conscientização pelo convívio equilibrado com o ecossistema.
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