Banca de DEFESA: JOÃO PAULO MENDONÇA LIMA
05/04/2018 10:23
O objetivo principal da presente Tese foi “Investigar o papel do PIBID docurso de Licenciatura em Química da UFS/Campus de São Cristóvão na formação debolsistas de iniciação à docência”. A Tese defendida é a de que a participação no PIBIDmelhora a formação inicial dos pibidianos, reafirma seu interesse pela docência, ampliaa permanência e conclusão no curso, diminuindo a evasão. O percurso metodológicoenvolveu análise de documentos: Resolução 202/2009 do Conselho do Ensino, daPesquisa e da Extensão CONEPE (SERGIPE, 2009), que apresenta o Projeto PolíticoPedagógico do curso; o subprojeto do PIBID/Química aprovado no edital CAPES061/2013 (BRASIL, 2013); os relatórios enviados pelos bolsistas de ID à coordenaçãode área referentes às atividades desenvolvidas entre março e dezembro de 2014, bemcomo durante todo o ano de 2015; relatórios de ingressantes e concludentes no curso,bem como análise de seu desempenho, obtidos através do Sistema Integrado de Gestãode Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFS. Além da realização de entrevistasemiestruturada e coletiva. Os resultados são representativos do papel do PIBID naelevação da qualidade da formação inicial dos bolsistas, apresentando efeitos no melhordesempenho acadêmico, conclusão e diminuição da evasão no curso.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf