Banca de DEFESA: NÉVITON FELIPE DA SILVA
04/04/2018 10:44
O presente trabalho tem como propósito reconstruir a análise que Max Weber direciona à modernidade, tendo como princípio norteador dessa formulação crítica o problema da educação. No que concerne ao seu objetivo geral, este tem como intuito elaborar uma investigação teórica a partir dos elementos sócio históricos e culturais apontados pelo projeto educacional moderno, sob a ótica weberiana. Quanto ao seu objetivo específico, este visa buscar, dentre os vários pressupostos e mudanças assumidos pelo viés da modernidade, uma definição mais ou menos articulada, segundo o intelectual alemão, do papel da educação nesse período com base nas prerrogativas do seu pr óprio estatuto. A hipótese inicial do trabalho encontra-se, então, assim formulada: Há no pensamento weberiano acerca da modernidade um espaço para a educação, de forma a viabilizar um entendimento mais ampliado do diagnóstico estabelecido pelo autor para aquele período. Partindo desse elemento central, buscamos trilhar um caminho viável para o desenvolvimento da matriz teórica do trabalho. Dito isto, percebemos que a aproximação ao tema enseja a possibilidade de algumas perguntas-problema, a saber: há um nexo de proximidade a ser explorado entre a obra de Max Weber e alguns aspectos relacionados ao campo da educação? Partindo dessa presunção, de que forma se estabeleceu o processo de inserção da modernidade sob a ótica educativa? A metodologia do trabalho deu-se a partir do estudo e análise crítica com destaqu e para as principais obras do autor (Ensaios de Sociologia, Ciência e Política: duas vocações, A gênese do capitalismo moderno, Sobre a Universidade) e de seus comentadores, tendo em vista a construção de uma interpretação lógica em resposta às perguntas que foram acima articuladas. No primeiro capítulo, buscamos traçar um quadro histórico-conceitual sobre as primeiras impressões do autor acerca do mundo e sua relação com a modernidade. No segundo capítulo, discutimos a conturbada relação entre educação, religião e Estado moderno. No terceiro e último capítulo, procuramos estabelecer uma conexão entre educação, capitali smo, modernidade e ciência inseridos no mundo do trabalho. Os resultados apontam para a configuração, em Weber, de um espaço reservado à educação distinguível claramente na sua compreensão sobre a modernidade.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e