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Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSEMEIRE DOS SANTOS AMARAL
04/04/2018 09:56


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSEMEIRE DOS SANTOS AMARAL
DATA: 20/04/2018
HORA: 09:30
LOCAL: São Cristóvão
TÍTULO: MERCEDES DANTAS E OS DISCURSOS SOBRE A VIAGEM PEDAGÓGICA AOS ESTADOS DO NORTE/ BRASIL (1930)
PALAVRAS-CHAVES: Viagem pedagógica; Discursos; Mercedes Dantas; Renovação do Ensino.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

A presente tese insere-se na linha de pesquisa História, Sociedade e Pensamento Educacional, junto ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pauta-se nas discussões a respeito das viagens pedagógicas realizadas por intelectuais e profissionais da educacão, tanto em âmbito internacional (Europa e Estados Unidos) quanto nacional. O foco é a professora Mercedes Dantas de Itapicuru Coelho (1900-1982) e os discursos sobre a viagem pedagógica aos Estados do Norte do Brasil em 1930, em especial nos jornais impressos. Para tal feito, elenquei o seguinte problema central e alguns questionamentos correlatos: Quem foi, por que e para que Mercedes Dantas fez uma viagem para os Estados do Norte do Brasil, em 1930? Qual o perfil biográfico da professora Mercedes Dantas? Que lugares institucionais ocupou? Quais os discursos produzidos pela imprensa local (de cada estado) e nacional sobre a viagem pedagógica de Mercedes Dantas aos Estados do Norte? Que condições de emergência esses discursos assinalavam para a difusão da Reforma de Fernando de Azevedo nos Estados visitados? O objetivo geral foi o de compreender quem foi a professora Mercedes e os discursos produzidos na imprensa sobre sua viagem pedagógica aos Estados do Norte, Brasil, em 1930. Como objetivos específicos: elaborar um perfil biográfico de Mercedes Dantas, destacando os lugares institucionais que ocupou; elencar os discursos produzidos na imprensa sobre a viagem em cada estado e, por fim, problematizar os referidos enunciados discursivos da viagem e a Reforma de Fernando de Azevedo e sua possível difusão nos estados visitados. Os dados obtidos pelas informações dos excertos dos jornais impressos da década de 1920 e 1930 (O Jornal do Brasil, O Globo, Correio da Manhã, etc.), acessados por meio da Biblioteca Nacional Digital ou de assinaturas digitais são investigados por intermédio das teorizações que constituem a Análise do Discurso (AD), seguindo a linha francesa, com base nos postulados do filósofo e historiador Michel Foucault (1926-1985). Em execução, a pesquisa não apresenta resultados conclusivos. Autores como Mignot e Gondra (2007), Sobral (2012, 2016), Foucault (1996, 2006, 2008), Veiga-Neto (2016), Veyne (1982), Sodré (1996), Franciscato (2005), Boto (1996, 2003, 2012), Freitas (2006), Fischer (2001, 2012), Azevedo (1940) e Dantas (1930), dentre outros, conformam o embasamento teórico de tal perspectiva abrasando a discussão.

Palavras-chaves: Viagem pedagógica; Discursos; Mercedes Dantas; Renovação do Ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo ao Programa - 1200318 - ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA
Externo à Instituição - CARLOTA BOTO

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