UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: JOSIANE CORDEIRO DE SOUSA SANTOS
16/03/2018 09:12


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIANE CORDEIRO DE SOUSA SANTOS
DATA: 27/03/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Sala do PPGED
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: contribuições das tecnologias para prática pedagógica
PALAVRAS-CHAVES: TIC. Ensino de Matemática. Formação Continuada. Prática Pedagógica.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

A presente pesquisa teve como objetivo investigar a prática pedagógica do professor de Matemática e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a partir de pressupostos teóricos do ensino da matemática, bem como, conhecer as políticas públicas de formação continuada de professores para ao uso das TIC e identificar as TIC utilizadas no cotidiano das aulas de matemática. Para atingir os objetivos propostos optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa, com delineamento metodológico de estudo de caso utilizando-se das técnicas de questionário e observação aplicadas aos professores que lecionam a disciplina de Matemática em uma escola pública municipal de Estância/SE. Para tanto, foi construído um quadro teórico, tendo como suporte os estudos de Borba (2014), Castells (2006), Fazenda(2011), Kenski (2006 e 2007), Lévy (2009), Nóvoa(1995), Triviños (2012), Rosa Neto (2001), Vasconcelos(2017) dentre outros autores que fundamentam a utilização das TIC no ensino de Matemática. A realização desse estudo possibilitou conhecer o contexto em que ocorreu a pesquisa, as ações dos sujeitos inseridos, e o espaço da investigação sobre as TIC como instrumento na prática pedagógica do professor de matemática. Ao analisar a inserção das TIC nas aulas de matemáticas por professores que participaram de cursos de formação continuada e seus resultados no processo de ensino-aprendizagem foi possível à princípio perceber que: as TIC são utilizadas na prática dos professores; por outro lado existe ainda docentes que permanecem alheios a inserir as TIC enquanto recurso pedagógico. Chegando a conclusão que, de maneira sutil foi identificado algumas alterações na prática pedagógica dos professores no que se refere a utilização das TIC em suas aulas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf