UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 08 de Dezembro de 2019


Notícias

Disciplina optativa para o semestre 2018/1: Tópicos especiais no Ensino de Ciências e Biologia
15/03/2018 10:57


Tópicos Especiais no Ensino de Ciências e Biologia: As discussões sobre racismo e eurocentrismo no ensino de genética

O que?

Disciplina optativa para o semestre 2018/1.

A disciplina “Tópicos especiais no Ensino de Ciências e Biologia” traz como foco o ensino de genética e as discussões sobre racismo e eurocentrismo.

Sobre o que trata?

Discutiremos temas como melhoramento genético, eugenia e discriminação; racismo científico com base em argumentos de superioridade genética de raças; herança poligênica da cor da pele, considerando os aspectos biológicos, sociais, culturais, políticos e econômicos; reprodução assistida com escolha de características genéticas “desejáveis”, entre outros temas que emergirem nas discussões.

Qual a carga horária?

60 horas/4 créditos.

Maiores informações?

A presente disciplina faz parte do meu trabalho de doutoramento, intitulado “Diálogos entre o Pluralismo Epistemológico e o Multiculturalismo Crítico na formação inicial de professores de Biologia”, desenvolvido junto a UFBA. Assim, para fins de pesquisa, caso haja anuência dos/as participantes, a disciplina será gravada em vídeo.

Vai se matricular!

Trata-se de mais uma oportunidade de vivenciar experiências nas quais o ensino de genética extrapola a transmissão de conteúdos conceituais e apresenta possibilidades para uma formação cidadã. 

Att.,

Profa. Isabela Correia

 

 

Atenciosamente,
Isabela
Isabela Santos Correia Rosa Professora de Biologia do estado de Sergipe Especialista em Educação Ambiental, UFS Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, UFS Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA


Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2019 - UFRN v3.5.16 -r8603-304f2e07d