Banca de QUALIFICAÇÃO: MAGNA COELI SOARES RODRIGUES
12/03/2018 20:53
No cenário atual a educação ainda se utiliza de metodologias de ensino em que o aluno não tem participação ativa no processo ensino-aprendizagem. Esse cenário vem se transformando nas últimas décadas, com a aplicação das metodologias ativas, centradas na aprendizagem, no aluno, rompendo com o modelo tradicional de ensino em que o estudante era apenas um receptor de informações.Considerando a motivação do aluno, esse trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de ensino da Mecânica, através da construção do conceito da Quantidade de Movimento, em contextos da Astronomia, utilizando a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A Astronomia encanta e desperta a curiosidade do aluno, apresentando cenários adequados ao desenvolvimento do conceito da Quantidade de Movimento, exigindo a ressignificação dos conceitos de Cinemática como referencial, tempo, espaço, velocidade, aceleração e classificação de movimentos.A ABP proporciona o diálogo, desenvolve o senso crítico e incentiva a pesquisa para a construção de competências necessárias à resolução de problemas. Desta maneira, propomos como produto básico de nosso trabalho uma sequência didática composta de duas situações problemas, em que os alunos são estimulados a assumir uma postura ativa na construção de significados, através da interação com seus pares, aprendendo a escutar para ser ouvido, a investigar e argumentar, a pesquisar para estabelecer estratégias e apresentar uma possível solução do problema para uma situação real do seu cotidiano.
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