UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAGNA COELI SOARES RODRIGUES
12/03/2018 20:53

DISCENTE: MAGNA COELI SOARES RODRIGUES
DATA: 16/03/2018
LOCAL: Sala de reuniões do DFI
TÍTULO: A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ESTUDO DA MECÂNICA: DESCOBRINDO A QUANTIDADE DE MOVIMENTO POR MEIO DA ASTRONOMIA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Astronomia, Aprendizagem baseada em Problemas, Mecânica, Quantidade de Movimento
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

No cenário atual a educação ainda se utiliza de metodologias de ensino em que o aluno não tem participação ativa no processo ensino-aprendizagem. Esse cenário vem se transformando nas últimas décadas, com a aplicação das metodologias ativas, centradas na aprendizagem, no aluno, rompendo com o modelo tradicional de ensino em que o estudante era apenas um receptor de informações.Considerando a motivação do aluno, esse trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de ensino da Mecânica, através da construção do conceito da Quantidade de Movimento, em contextos da Astronomia, utilizando a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A Astronomia encanta e desperta a curiosidade do aluno, apresentando cenários adequados ao desenvolvimento do conceito da Quantidade de Movimento, exigindo a ressignificação dos conceitos de Cinemática como referencial, tempo, espaço, velocidade, aceleração e classificação de movimentos.A ABP proporciona o diálogo, desenvolve o senso crítico e incentiva a pesquisa para a construção de competências necessárias à resolução de problemas. Desta maneira, propomos como produto básico de nosso trabalho uma sequência didática composta de duas situações problemas, em que os alunos são estimulados a assumir uma postura ativa na construção de significados, através da interação com seus pares, aprendendo a escutar para ser ouvido, a investigar e argumentar, a pesquisar para estabelecer estratégias e apresentar uma possível solução do problema para uma situação real do seu cotidiano.

Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Presidente - 1551048 - LAELIA PUMILLA BOTELHO CAMPOS DOS SANTOS
Interno - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e