UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ANTHONIBERG CARVALHO DE MATOS
12/03/2018 17:20

DISCENTE: ANTHONIBERG CARVALHO DE MATOS
DATA: 26/03/2018
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática (DMA-UFS)
TÍTULO: ATENDIMENTO DE SURDOS EM ARACAJU-SE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PRAXEOLOGIAS ADOTADAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Surdos. Professores de Matemática. Praxeologias. Formação Docente.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Esta pesquisa tem como propósito, analisar como os processos de formação docente influenciam a prática dos professores no ensino de Matemática para alunos surdos inclusos nos anos finais do ensino fundamental. A questão central da pesquisa é: Como as praxeologias adotadas por professores de Matemática para ensinar alunos surdos são influenciadas pelos processos de sua formação docente? Esta questão desdobra-se em outras questões norteadoras visando abranger a dimensão de ensino por meio das seguintes categorias conceituais: Educação de Surdo (SACKS, 2015; SOUZA, 2010; SOUZA, 2012 e SKILIAR, 2013), Educação de Surdo e Educação Matemática (SOUZA, 2013; ARAUJO, 2015 e MARINHO, 2016), as Políticas Públicas a partir das legislações vigentes e documentos oficiais; e Praxeologias (CHEVALLARD, 1996; SOUZA, 2015). Adotou-se como sujeitos principais da pesquisa, os professores de Matemática de uma escola da rede estadual em Aracaju-SE, por atender maior número de surdos inclusos, além de atuarem em diferentes modalidades do ensino fundamental (anos finais e educação de jovens e adultos). Em uma primeira etapa, foi aplicado questionário a todos os professores de Matemática que atuam em escolas com alunos surdos, no qual as questões abordam aspectos pessoais e do processo de formação, além de suas respectivas opiniões sobre a temática da pesquisa. Tendo em vista que a pesquisa está em andamento, em uma segunda etapa, será realizada identificada e analisada as praxeologias adotadas pelos sujeitos principais da pesquisa, a partir das observações e entrevistas semiestruturadas.

Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS