UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: THAÍSE DOS SANTOS SILVA
08/03/2018 13:16

DISCENTE: THAÍSE DOS SANTOS SILVA
DATA: 27/03/2018
LOCAL: Auditório de Geografia
TÍTULO: EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NACIONAL NO BRASIL E ARGENTINA (1969-1981)
PALAVRAS-CHAVES: Brasil, Argentina, Ditadura, Educação, Segurança
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

A pesquisa analisa, de forma comparativa, as ditaduras brasileira e argentina no período dos governos Emílio Garrastazu Médici e Jorge Rafael Videla (1969-1981), para identificar traços do anticomunismo nas políticas educacionais voltadas para a Educação Básica, que resultaram em práticas autoritárias nas escolas e perseguições políticas. Neste período, Argentina e Brasil estavam imersos no contexto da Guerra Fria, que se apresentava por meio das disputas por hegemonia e influência entre o bloco capitalista, representado pelos EUA e o comunista, liderado pela URSS. A investigação busca compreender ainda, como a educação tornou-se um dos campos mais visados pelos militares no poder influenciados pela ideologia de Segurança Nacional no combate à infiltração marxista. Os governos instituíram mudanças nos currículos, na legislação educacional e definiram práticas de controle do comportamento das comunidades escolares nos dois países. A orientação principal era de que o inimigo estaria espalhado e disfarçado no meio social, sendo a escola um importante lugar para a disseminação de ideias a serem combatidas. A partir da comparação das políticas e práticas escolares nesses dois países latino-americanos, que conviveram e convivem com dificuldades advindas da concentração de renda, desigualdades e aumento da pobreza, procurou-se examinar as similitudes e diferenças na forma de organização e execução de uma Educação Básica autoritária. Entre as fontes principais, selecionamos resoluções, folhetos, decretos, atas, relatórios, denúncias, processos judiciais e boletins das forças armadas dos dois países.

Presidente - 1702479 - CELIA COSTA CARDOSO
Interno - 997469 - FABIO MAZA
Externo à Instituição - MICHELLE REIS DE MACEDO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e