Banca de DEFESA: JUCILENE SANTANA SANTOS
07/03/2018 07:47
A presente pesquisa buscou analisar as interações discursivas e o nível de engajamento dos alunos verificados ao longo de uma sequência de ensino-aprendizagem (SEA) de Química, a qual foi planejada em torno de uma HQ interativa. A SEA foi aplicada a um grupo de alunos da primeira série do Ensino Médio do Colégio Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os dados escritos, bem como as aulas registradas em vídeo, foram submetidos à análise por meio de categorias da ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2003) e de categorias propostas por Antônia Candela (1999). Focalizamos, na análise, a abordagem comunicativa e intensões do professor, os padrões estruturais das interações desenvolvidas entre professor e alunos e o engajamento dos alunos nas atividades, o que se expressou por meio dos percentuais de tempo em que discutiam os temas propostos nas aulas, em relação aos tempos de dispersão, e por meio da frequência e dos tipos de perguntas que propunham ao professor e aos colegas. De acordo com uma perspectiva sociocultural de educação tais elementos são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa justifica-se considerando-se a importância de investimentos na compreensão do potencial de recursos didáticos no ensino de ciências que favoreçam as interações que se desenvolvem no plano social da sala de aula. Os resultados apontam que a SEA em torno da uma HQ interativa favoreceu as interações discursivas e o engajamento dos alunos.
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