Banca de DEFESA: DAIANE DE SANTANA SANTOS
05/03/2018 16:38
Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo identificar indícios do método intuitivo de Calkins nos manuais de Aritmética para o ensino primário do autor Antônio Bandeira Trajano. Para tanto, realizamos, no primeiro momento, leituras do manual Primeiras Lições de Coisas de Calkins (1886/1950), e em seguida, tomamos os princípios e as lições acerca do método intuitivo defendidos no referido manual como embasamento para efetuarmos o exame da 126.ª edição da Aritmética Elementar Ilustrada e a 12.ª edição da Arithmetica Primaria, referentes ao ano de 1951 e s/d, respectivamente. Convém ressaltar que apesar de existir outros teóricos que tratam sobre o método intuitivo, a escolha por utilizar Calkins se deve ao fato de termos identificado que outros p esquisadores fazem referência a esse autor ao tomar as obras de Antônio Trajano como fonte. Além de Calkins, também foram adotados os entendimentos de Silva (2005) para definir o termo manual e Valente (2013) para tratar sobre as produções voltadas para uma perspectiva da história da educação matemática. A partir do exame realizado é possível inferir que Antônio Trajano buscou utilizar alguns dos princípios do método intuitivo defendido por Calkins (1886/1950), tais como percepção, observação, sentido da visão, classificação e comparação das coisas, na proposta das quatro operações do manual Arithmetica Primaria. Mas, a nosso ver, tal constatação não se aplica a obra Aritmética Elementar Ilustrada, uma vez que nesta, não foi possível identifica r princípios que remetesse a indícios de uso das ideias intuitivas.
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