Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTOR NATHAN FONTES SILVA
04/03/2018 19:50
O objeto de estudo dessa pesquisa é o lugar ocupado pelas questões de gênero na produção do conhecimento da educação ambiental crítica brasileira. Estudam-se as circularidades, ambiguidades, (in)visibilidades e a dialogia relativas às questões de gênero, encontradas nas produções científicas da educação ambiental crítica, a partir de uma perspectiva cultural, social e política. A base dessa pesquisa é hermenêutica. O tipo de pesquisa engloba a pesquisa exploratória e a pesquisa teórica. Os instrumentos de análise, coleta e interpretação dos resultados serão análise de conteúdo temática, aplicada na análise de artigos, livros, palestras e entrevistas em vídeo e entrevista semidirigida com autores brasileiros do campo da educação ambiental crítica. Os resultados iniciais apontam: (a) baixa circularidade, redução ou imprecisão terminológica das questões de gênero na produção científica de pesquisadores brasileiros da educação ambiental crítica; (b) existe remissão indireta às questões de gênero, sendo predominante a atribuição de diferenças entre os sexos, os papéis de gênero e as diferenças biológicas; (c) os estudos culturais, particularmente sob o enfoque do feminismo, possui maior circulação no campo da educação ambiental crítica.
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