Banca de QUALIFICAÇÃO: JOHN KENNEDY AZEVEDO SOUZA
04/03/2018 19:50
As políticas de currículo na formação profissional do gestor ambiental é o objeto de estudo dessa pesquisa. Trata-se da análise sobre as tensões, ambiguidades e polissemias encontradas nos documentos oficiais curriculares destinados à formação do gestor ambiental em Sergipe. A base dessa pesquisa é interpretativa. O tipo de pesquisa é analítico, aplicado à pesquisa documental. Os instrumentos de análise, coleta e interpretação dos resultados serão análise de conteúdo temática, desenvolvida a partir do projeto político pedagógico de cursos de graduação tecnológica em gestão ambiental ofertados pelas instituições de ensino superior em Sergipe. Os resultados preliminares demonstram que existem contradições entre os princípios orientadores dos projetos políticos pedagógicos analisados caracterizados pela dissociação entre plano teórico e plano metodológico da formação encontrados: (a) na relação entre referências, objetivos versus ementas; (b) habilidades e competências desejadas versus estágios supervisionados; (c) emprego ambíguo de termos fundamentais à formação do gestor ambiental, a exemplo de meio ambiente e gestão ambiental. Percebeu-se o predomínio da definição profissional do gestor ambiental e sua formação voltadas às lógicas de produção capitalista de economia neoliberal, autorregulada, mercadológica e privatista.
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