UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 27 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: HERALDO BISPO DOS SANTOS
04/03/2018 19:47

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERALDO BISPO DOS SANTOS
DATA: 09/03/2018
LOCAL: Miniauditório do Departamento de Educação
TÍTULO: INOVAÇÃO AMBIENTAL NO NORDESTE DO BRASIL: contextos, origens e contradições
PALAVRAS-CHAVES: Produção de Conhecimento. Inovação Ambiental. Capital Ambiental
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

As origens, contextos e contradições do interesse acadêmico de pesquisadores brasileiros em inovações ambientais é o objeto de estudo dessa pesquisa. Especificamente, trata-se do estudo da produção científica brasileira em circulação e/ou originada na região Nordeste do Brasil por pesquisadores universitários, pertencentes a instituições públicas estaduais e federais do ensino superior, voltada ao tema da inovação ambiental. Objetiva-se identificar os principais agentes, instituições, contextos e produtos intelectuais surgidos na pesquisa acadêmica nacional e analisar a configuração das contradições encontradas nas relações de produção do conhecimento dentro do campo universitário brasileiro nordestino quanto ao interesse acadêmico em inovações ambientais. A abordagem crítica de pesquisa, a análise documental e o método dialético foram escolhidos para o desenvolvimento desse estudo. A análise de conteúdo temática (ACT) e a cientometria são os principais instrumentos utilizados na pesquisa. Os resultados iniciais desse estudo apontam para a predominância de modelos, abordagens e técnicas norte-americanas na produção científica sobre inovação ambiental de pesquisadores do nordeste do Brasil; as instituições estaduais possuem vanguarda na análise acadêmica sobre o assunto, porém, são as universidades federais que se destacam no desenvolvimento de produtos intelectuais em maior circulação dentro do território nacional; as contradições de domínio temático/desenvolvimento de produtos e as contradições de representatividade intelectual/poder de influência ocorre na produção do conhecimento universitário diferem por amplitude de interesse (quanto a circularidade de objetos de pesquisa e aumento progressivo de remissão de produtos intelectuais) e por abrangência de efeitos (quanto ao uso social comunitário do conhecimento produzido e/ou apropriação de pesquisas pelas indústrias).

Presidente - 2625648 - ANTONIO VITAL MENEZES DE SOUZA
Interno - 2579022 - GREGORIO GUIRADA FACCIOLI
Externo ao Programa - 2081939 - CHRISTIANE RAMOS DONATO
Externo à Instituição - CARLA TACIANE FIGUEIRÊDO