Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIA FERNANDES MARQUES
26/02/2018 15:33
A cineasta vietnamita e feminista Trinh Minh-há desenvolve o seu cinemacom base em três elementos conceituais essenciais: a crítica ao discurso verticalizadoque muitas vezes a ciência ocidental, ou especificamente a Antropologia, aplica noestudo da cultura dos povos, a apropriação do ideário feminista quanto as relações depoder, o binarismo entre o Eu/Outro e as problemáticas das diferenças como métodode criação em seu cinema, e finalmente a crítica à forma hegemônica de produção docinema documentário, o qual ela subverte desenvolvendo a estética de seus filmessempre a partir de um viés político. À luz da Teoria dos Cineastas e sua aplicaçãometodológica para análise, contextualizamos alguns dos conceitos que amparam avisão elaborada por Trinh Minh-há, relacionando-a a pensamentos específicos aoscampos supracitados, ao mesmo tempo que visualizamos quais as formas práticas dedesenvolvimento da linguagem cinematográfica que ela aplica ao seu cinema, assimcomo sua ideia do que é o Cinema de uma forma geral.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e