Banca de DEFESA: ANAILZA GUIMARÃES COSTA
26/02/2018 16:09
O objetivo deste trabalho é analisar, em perspectiva comparada, suportes didáticos produzidos pelos Estados Unidos e Grã-Bretanha na Segunda Guerra Mundial. Analisamos os manuais Instructions for American Servicemen in Britain (1942), Instructions for British Servicemen in France (1944), Instructions for American Servicemen in France During World War II (1944). Também, buscamos fazer um contraponto com o folheto 112 Gripes about the French: The 1945 Handbook for American GIs in Occupied France (1945), preparado em 1945, cujo objetivo foi elencar queixa de comportamento entre americanos e franceses e dar possíveis soluções. O primeiro manual produzido em 1942 teve a função de instruir os soldados americanos enviados para lutar na Grã-Bretanha. O segundo, para orientar os combatentes britânicos que se dirigiam para França em 1944. O terceiro que também foi produzido em 1944, teve como objetivo indicar aos americanos o seu comportamento diante dos franceses. A partir disso, foi possível identificarmos estes manuais dentro de um projeto de educação militar, pensado pelos Estados americano e britânico a fim de educarem os soldados sobre o comportamento frente ao habitante local do país estrangeiro. Observamos que além do combatente eficiente militarmente, os Estados tentaram formar o soldado cidadão cosmopolita, aquele que deveria representar a imagem de sua pátria e projetar um comportamento para se inserir na cultura do aliado.
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