UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ANTONIO CLEBER DA CONCEIÇÃO LEMOS
23/02/2018 18:09

DISCENTE: ANTONIO CLEBER DA CONCEIÇÃO LEMOS
DATA: 23/03/2018
LOCAL: auditório de filosofia
TÍTULO: DA “CAUSA CONSTITUCIONAL” À “CAUSA DA INDEPENDÊNCIA”: os discursos e debates parlamentares da representação da Bahia nas Cortes Gerais de Lisboa e na Assembleia Geral Constituinte do Rio de Janeiro (1821-1823)
PALAVRAS-CHAVES: Cortes Gerais de Lisboa; Assembleia Geral Constituinte do Rio de Janeiro; movimento constitucional
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil Império

Esta dissertação tem como objetivo geral analisar os discursos e debates dos deputados baianos nas Cortes Gerais de Lisboa (1821-1822) e na Assembleia Geral Constituinte do Rio de Janeiro (1823), com vistas a entender o processo de participação política das lideranças políticas da província nessas experiências constitucionais. Tendo como objetivos específicos: analisar os debates da deputação baiana; discutir a construção dos discursos dos deputados baianos em torno da relevância da província para a construção do Estado; entender as propostas de formação do pacto político por parte dos deputados baianos. A justificativa para o presente estudo se encontra na relevância que a situação de conflito armado na Bahia teve para os acontecimentos que desenrolaram no processo de Independência do Brasil, sendo que a formação da constituição era condição fundamental para a fundação do Estado, onde a guerra na Bahia também era fato relevante para o mesmo processo. Dentre as fontes analisadas, encontram-se os diários das Cortes e da Assembleia, periódicos, correspondências, atas e relatórios. A metodologia empregada foi inspirada na História Política Renovada e na História Social dos Conceitos, que buscam discutir os processos políticos a partir dos conceitos, discursos, redefinições institucionais e projetos colocados em disputa pelos sujeitos que atuam nas esferas públicas de poder, constituindo culturas políticas. Entretanto, o trabalho não perde de vista a análise sobre acontecimentos, instituições e trajetórias de sujeitos políticos, para que assim, seja possível que os discursos investigados sejam compreendidos.

Presidente - 2301213 - EDNA MARIA MATOS ANTONIO
Interno - 1115599 - CARLOS DE OLIVEIRA MALAQUIAS
Externo à Instituição - Sérgio Armando Diniz Guerra Filho

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e