Banca de DEFESA: CAMILA ANDRADE CHAGAS
22/02/2018 20:49
As experiências socioculturais de crianças possuem expressão emocional estética, lúdica e formativa. Na contemporaneidade, a socialização ocorre por complexa rede de interações sociais mutuamente demarcada por diversidade de processos, produtos e artefatos culturais e multimidiáticos, não restritos aos costumes de uma comunidade, origem familiar, ou ainda, reduzido à escola e seus agentes. O contato diário de crianças brasileiras com diferentes códigos e símbolos linguísticos de outros idiomas desafia o professorado quanto à aquisição de segunda língua. O ensino de inglês para crianças tem obtido exponencial crescimento de interesse no Brasil e, ao mesmo tempo, reduzida inovação metodológica, de modo que, o ensino da língua inglesa nos primeiros anos de vida ocorre, quase sempre, pela replicação e adequação de princípios, estratégias, métodos e técnicas, desenvolvidas para adultos, em face às exigências sociais do ensino de língua estrangeira para crianças. Os efeitos das emoções como experiência estética, lúdica e formativa para a aquisição da língua inglesa por crianças da pré-escola é o objeto dessa pesquisa. O campo de estudo dessa pesquisa é interdisciplinar: engloba a didática, a psicolinguística, a sociologia da infância e a antropologia das emoções como suportes teórico-metodológicos. Os instrumentos de coleta de informações foram a observação participante ativa (OPA), o diário de campo e o romance-formação, seguidos pela escrita etnográfica. Participaram desse estudo doze crianças com idades entre quatro e cinco anos por aproximadamente dois semestres letivos. Os resultados encontrados explicitam que as emoções vivenciadas pelas crianças nos contextos de mediação didática exercem influências na aquisição da língua inglesa. Destacam-se três efeitos das emoções sobre a aquisição da língua inglesa por crianças: (a) efeito disposicional catalisador à aprendizagem do inglês; (b) efeito acionalista sociocognitivo ao uso da língua (c) efeito restritivo de recusa ao desenvolvimento de habilidades de comunicação em idioma inglês
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