UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 16 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: DANIELA MOURA BEZERRA
20/02/2018 16:38


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELA MOURA BEZERRA
DATA: 28/02/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula do PPGS
TÍTULO: O CIRCUITO DA MÚSICA BRASILEIRA EM LISBOA/PT: CONSUMO, IMAGINÁRIOS E ESTILOS DE VIDA
PALAVRAS-CHAVES: Música brasileira. Consumo. Estilos de Vida. Imaginários. Identidades.
PÁGINAS: 219
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

O objetivo da tese foi discutir as relações consumo e estilos de vida, a partir do estudoda presença e manutenção de um circuito de música brasileira fora do Brasil,especificamente, na cidade de Lisboa/Portugal. A escolha desta como campo depesquisa decorre, entre outros motivos, pelo fato de encontrarmos dentro do circuitoturístico de Lisboa um circuito de música brasileira que aparece, inclusive, comopropaganda da cidade. Tentamos entender quem são os que sustentam as atividadesligas a esse tipo de música e quem a consome. Partimos da ideia de que esseconsumo de música brasileira trata- se na verdade de um consumo de símbolos e deestilo de vida ligado a um imaginário sobre o Brasil. A metodologia utilizada foi aobservação de campo em universo real, que ocorreu em 2014 com uma visita inicialcom o intuito de realizar o mapeamento do circuito e estabelecer contato com os donosdos estabelecimentos, e em 2015 a participação efetiva nos espaços, com a intençãode perceber as lógicas e dinâmicas no circuito; a observação de campo em universovirtual, no qual acompanhamos nos sites e páginas das redes sociais as propagandasdos eventos, as interações do público e as agendas de eventos. Os resultados dapesquisa forma estruturados em duas partes, a primeira que contemplou os capítulos1 e 2, que teve por proposta discutir os marcos teóricos e metodológicos da pesquisa,apresentamos aqui como o processo de globalização tem influenciado os padrões deconsumo e a própria posição da cultura na sociedade contemporânea, que estandocada vez mais central nas relações sociais, consegue ser utilizada tanto comoproduto, quanto como mediadora. A segunda parte, que abarcou os capítulos 3 e 4,tencionou analisar o circuito de música brasileira em Lisboa, a estetização dessamúsica e seu papel na formação e sustento de um estilo de vida ligado ao seuconsumo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDER CLAÚDIO MALTA SOUZA
Presidente - 2512859 - FRANK NILTON MARCON
Externo ao Programa - 1362715 - LUIZ GUSTAVO PEREIRA DE SOUZA CORREIA
Interno - 1494768 - MARCELO ALARIO ENNES
Interno - 2020950 - MARIANA SELISTER GOMES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19072-44d7c5951a