Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA DANTAS FERNANDES
20/02/2018 15:56
Esta tese tem como objetivo analisar a trajetória da matéria Alfabetização, no Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (1993-2007). A justificativa da delimitação do marco temporal delimitado é devido à mudança de currículo, em 1993, incluindo, então, a matéria Alfabetização no curso de Pedagogia da UFS; em 2007, nova mudança no currículo do referido curso. A metodologia implicou uma pesquisa histórica baseada nos pressupostos da Historia Cultural e na História das Disciplinas Escolares. As fontes históricas e documentais analisadas nesta pesquisa foram resoluções, portarias, atas, horários, regimentos, relatórios, jornais, leis, boletins, livros, teses e dissertações. Além das fontes apontadas, também foram realizadas entrevistas semiestruturadas para compor o aporte metodológico. Como referencial teórico, foram utilizados, para os conceitos de disciplinas, cultura escolar e currículo, Chervel e Bittencourt; Julia; Goodson e, alfabetização e letramento, em Ferreiro e Soares.
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