Banca de DEFESA: TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS
20/02/2018 09:46
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as memórias narradas vinculadas nos suportes didáticos elaborados pelos indígenas Kariri-Xocó/AL. Para tanto, foi necessário conceituar memórias no campo da história e do pensamento indígena; identificar as memórias narradas e vinculadas nos suportes didáticos dos Kariri-Xocó/AL e entender os significados das narrativas vinculadas nos suportes didáticos para Educação Escolar Indígena diferenciada e intercultural. O povo Kariri-Xocó habita na cidade de Porto Real do Colégio, região Leste de Alagoas, a 180 km da capital Maceió. Estes suportes didáticos foram produzidos pelos indígenas buscando evidenciar o modo de ser Kariri-Xocó. O nosso estudo orientou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa em Educação, tem como base a fenomenologia e a hermenêutica porque objetiva evidenciar os significados atribuídos pelos sujeitos ao fenômeno. Neste sentido, foi um estudo de caso e a partir de uma pesquisa etnográfica, na intenção de valorizar a escuta, as observações e o respeito às práticas culturais. Os resultados evidenciaram que os significados atribuídos às memórias estão relacionados à história produzida coletivamente no percurso do modo de “Ser e viver Kariri-Xocó”. A pesquisa também apontou a participação de professores/as indígenas e lideranças como agentes envolvidos na e com a escola no protagonismo de efetivar Educação Indígena diferenciada e intercultural.
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