UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: PATRICIA DE SOUSA NUNES SILVA - RETIFICADO
16/02/2018 07:34

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA DE SOUSA NUNES SILVA
DATA: 18/06/2018
LOCAL: Auditório da Didática II
TÍTULO: MÉDICOS POR FORMAÇÃO, DOCENTES EM AÇÃO: O CONSÓRCIO DO OFÍCIO DE MÉDICO COM O MAGISTÉRIO (1966-1973).
PALAVRAS-CHAVES: Faculdade de Medicina de Sergipe. Intelectuais. Perfil biográfico. Prosopografia.

A luz dos pressupostos da História Cultural esta tese tem por objeto de investigação os médicos que se formaram em Medicina pela Faculdade de Medicina de Sergipe (FMS) no recorte temporal de 1966 a 1973. Mais especificamente, a pesquisa se propõe a realizar a prosopografia de 23 médicos que consorciaram a profissão médica ao magistério e que lecionaram na Universidade Federal de Sergipe, de modo a analisar as semelhanças e dessemelhanças entre os indivíduos e assim compor o perfil do grupo. Deste modo estaremos compreendendo porquê dos médicos formados pela FMS consorciarem a profissão médica ao magistério e se a especialidade que cada médico docente trilhou contribuiu para a modernização da área médica em Sergipe. Diante da perspectiva de compor e analisar o perfil desses médicos docentes os quais compõem uma parcela da intelectualidade sergipana, os referenciais teórico-metodológicos que alicerçam este estudo atendem aos conceitos de intelectual criador e mediador, redes de sociabilidade, microclima e macrocosmo, do autor francês Jean-François Sirinelli. Ademais, foi necessário o diálogo com as reflexões acerca da memória, de Maurice Halbwachs; e de campo e capital cultural, de Pierre Bourdieu. As fontes escolhidas são múltiplas: entrevistas, jornais, revistas, discursos, Decretos, Atas, Relatórios Provinciais, fotografias, mensagens do Presidente da Província, e, sobretudo, as memórias dos médicos docentes em análise. Dessa forma, presume-se que esses médicos docentes exerceram grande influência, sobretudo no campo médico e educacional de Sergipe, contribuindo para a modernização da área médica em Sergipe.

Externo à Instituição - FLÁVIO MADUREIRA HEINZ
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo ao Programa - 1088158 - JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA