UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: JAILTON SANTOS SILVA
15/02/2018 07:37

DISCENTE: JAILTON SANTOS SILVA
DATA: 26/02/2018
LOCAL: sala 04 Didática 06
TÍTULO: PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação ambiental. Mestrado profissional. Formação docente.

Na presente pesquisa, buscamos compreender como o mestrado profissional para o ensino das ciências ambientais (PROF-CIAMB) contribui para a atuação docente na perspectiva da educação ambiental na educação básica. Visto que os mestrados profissionais em ensino surgem no país visando refletir a prática profissional dos mestrandos, de modo a impactar as realidades nas quais atuam esses alunos. Assim, a presença da Educação Ambiental (EA) em tais cursos, representa a possibilidade de ressignificação das práticas socioambientais realizadas na educação básica, o que colabora para a construção de uma EA crítica e socialmente comprometida. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, pautando-se em uma abordagem quanti-qualitativa e foi desenvolvida mediante informações obtidas através de: pesquisa documental, 11 questionários e 13 entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados é realizada sob a perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD) a partir das categorias: formação docente, educação ambiental, interdisciplinaridade, contexto e currículo, que emergiram diante do referencial teórico construído. Os resultados demonstram que a formação realizada pelo referido programa de pós-graduação tem impactado a atuação docente dos seus alunos, contribuindo na autorreflexão da prática pedagógica e na sua instrumentalização, por meio do desenvolvimento de recursos e metodologias de trabalho, que são incorporados nas escolas de educação básica onde atuam os alunos-professores. Além disso, o trabalho com a categoria contexto é uma realidade mais presente na prática desses professores, que buscam atrelar os conteúdos didáticos as realidades trazidas pelos seus alunos. Por sua vez, o entendimento sobre a prática interdisciplinar se tornou mais claro, e gradativamente a atuação sob esta perspectiva tem sido buscada na educação básica, assim como o trabalho com a sensibilização ambiental tem recebido maior atenção nas práticas realizadas nas salas de aula.

Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE