UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ADVANUSIA SANTOS SILVA DE OLIVEIRA
15/02/2018 07:14

DISCENTE: ADVANUSIA SANTOS SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 28/02/2018
LOCAL: Auditório do Departamento de Computação
TÍTULO: O processo de alfabetização com crianças do ensino fundamental mediado pela Lousa Digital Interativa
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Fundamental. Interatividade. Lousa Digital Interativa (LDI). Alfabetização. Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC).

O processo de alfabetização compreende os fatores intelectuais, sociais, psíquico, emocional dos estudantes, levando-os à experiência da leitura e da escrita nas práticas sociais. Esta pesquisa intitulada “O processo de alfabetização com crianças do ensino fundamental mediado pela Lousa Digital Interativa”, institui-se, epistemologicamente, no âmbito da Educação, alicerçando-se nas proposições piagetianas e ferreirianas da psicogênese da língua escrita, mediada pela Lousa Digital Interativa (LDI) na construção de diferentes saberes teóricos e proposições práticas de fazeres, à luz da teoria interacionista de Vygotsky. Para delinear uma linha de raciocínio, elegeu-se o seguinte problema de investigação: como a Lousa Digital Interativa pode viabilizar práticas de alfabetização das crianças do ensino fundamental mediante o seu uso nos processos de ensino-aprendizagem? Como objetivo geral da pesquisa tem-se: investigar como a Lousa Digital Interativa (LDI) pode viabilizar práticas de alfabetização das crianças no ensino fundamental 1 mediante o seu uso nos processos de ensino-aprendizagem. A fim de atingir o objetivo posto, definiu-se os objetivos específicos: desenvolver um plano de ensino piloto para a alfabetização de crianças do ensino fundamental 1, utilizando os recursos da LDI; e analisar as observações relativas à aplicação das atividades propostas no plano de ensino piloto. A fundamentação teórica norteou-se nas publicações que abordam os aspectos conceituais e práticos da temática da pesquisa, considerando a sua abrangência, com destaque para as referências que envolvem Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); Lousa Digital Interativa (LDI); Alfabetização e Processo de Ensino-Aprendizagem. A abordagem metodológica escolhida é a da pesquisa qualitativa, fundamentada nas conjecturas de Bogdan e Biklen (1994), baseada na Pesquisa Participante de Brandão e Streck (2006), fundamentada através dos procedimentos técnicos bibliográfico, documental e estudo de campo, de cunho exploratório e descritivo de Gil (2010). Como instrumentos na coleta de dados foram utilizados: questionário de Lüdke e André (1986); observação participante de Lakatos e Marconi (2010); diário de campo de Macedo (2010) e Bogdan e Biklen (1994). As informações coletadas foram analisadas por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), da qual emergiram quatro grandes categorias: o perfil dos nativos digitais dos alunos do 2ª ano B; o potencial educativo da LDI na alfabetização dos pesquisados; a LDI como tática para o desenvolvimento da estrutura da linguagem e os aspectos cognitivos na aquisição da alfabetização. Os resultados obtidos evidenciam que: (a) os alunos são nativos digitais (podendo ser considerados sábios digitais, pelas observações de Prensky), são protagonistas em atividades práticas individuais ou em grupo e com excelente interação entre eles; (b) o uso da LDI no processo de ensino-aprendizagem contribuiu para o aprendizado e aprimoramento da alfabetização dos alunos; (c) a interatividade da LDI nas aplicações das atividades permitiram o enriquecimento da estrutura de linguagem, configurando-se como mais um recurso para potencializar a comunicação e os aspectos cognitivos dos alunos dentro da prática pedagógica.

Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e