Banca de DEFESA: DANIELA SANTOS DE JESUS
13/02/2018 09:21
Este estudo tem o objetivo de verificar e analisar a qualidade dos questionamentos presentes nos livros didáticos de química aprovados no PNLD de 2015 e de 2018. Para verificar os questionamentos foram construídas categorias que buscavam identificar a localização das questões, o contexto de incidência e a aceitação da diversidade de resposta para cada questionamento. Para a análise de qualidade dos questionamentos, fundamentamo-nos em indicadores como informação, consolidação, exploração, elaboração, síntese e avaliação, os quais indicam a qualidade dos questionamentos, mostrando quando uma questão tende a ter caráter de confirmação ou de transformação. Os resultados mostram que os livros didáticos de química apresentam, predominantemente, questionamentos ao final das seções, com alta incidência de questionamentos sobre a ciência escolar e aceitação de uma relativa diversidade de respostas. Em relação à qualidade, foi verificado que, nos questionamentos dos livros didáticos de química, é baixa, ou seja, a maioria dos questionamentos são questões de informação e de exploração, com poucas de síntese e avaliação. E, na comparação entre as coleções do PNLD 2015 e 2018, os questionamentos não sofreram grandes modificações, apresentando, assim, perfis muito próximos.
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