UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA DOS SANTOS
11/02/2018 20:54

DISCENTE: RAFAELA DOS SANTOS
DATA: 28/02/2018
LOCAL: biblioteca PPGEO
TÍTULO: Os hábitos alimentares na ótica da comunidade escolar: uma avaliação do PNAE no município de Coruripe/AL
PALAVRAS-CHAVES: Alimentação Escolar, Hábitos Alimentares, identidade cultural, PNAE.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

Os dispositivos legais que dispõem sobre o atendimento da alimentação escolar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, trazem como uma das diretrizes a elaboração de cardápio escolar que respeite os hábitos alimentares locais e culturais, pautando-se na sustentabilidade, na sazonalidade e diversificação agrícola (Resolução nº 26 de 2013). Com vistas para a observância dessa diretriz, esse estudo visa avaliar a relação entre os componentes alimentícios oferecidos na alimentação escolar pelo PNAE, em Coruripe/AL e os hábitos alimentares locais. Para tal, elencamos os seguintes objetivos específicos: levantar quais alimentos são oferecidos aos alunos da rede municipal de ensino de Coruripe/AL; identificar os principais hábitos alimentares tradicionais locais; verificar se o cardápio escolar atende as especificidades culturais locais de produção e consumo; e apontar ressignificações nos hábitos alimentares dos educandos. Sob o olhar da geografia cultural e embasada pelo método fenomenológico, será possível aprofundar o entendimento sobre a percepção dos educandos sobre o que se planta e o que se come, elementos que apontam para a identidade cultural dos grupos envolvidos na pesquisa. Os procedimentos metodológicos consistem em: revisão bibliográfica com foco nas categorias território e identidade; revisão documental com foco na aplicabilidade do programa; trabalho de campo para obtenção de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, referente a produção dos alimentos junto aos agricultores familiares; aplicação de oficinas e grupos focais junto aos educandos, merendeiras e nutricionistas. Desde 2012, a secretaria de educação do município de Coruripe se articula com agricultores familiares no processo de compra de itens alimentícios que compõe o cardápio escolar. Foram identificados 52 agricultores familiares que assinaram contratos em 2017 junto a prefeitura, que atende 20 escolas localizadas em diferentes aglomerados urbanos e rurais. Percebe-se que esses aglomerados são dinamizados por práticas culturais enraizadas pelos sujeitos que ali vivem e que a produção e consumo de alimentos torna uma marca que diversifica o que parece ser homogêneo no contexto da globalização, a alimentação. Os hábitos alimentares dos interioranos (aqueles residem nos povoados do interior do município) apresentam-se diferentes daqueles que residem no litoral. O desafio posto é saber quais alimentos são culturalmente valorizados nessas localidades e se eles estão presentes no ambiente escolar, assim como saber se constituem uma via de desenvolvimento local através PNAE.

Presidente - 3352056 - SONIA DE SOUZA MENDONCA MENEZES
Interno - 127.526.146-91 - MARIA AUGUSTA MUNDIM VARGAS
Externo à Instituição - GEÍSA FLORES MENDES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10