Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA LEMOS GONÇALVES DOS SANTOS
09/02/2018 20:48
Pensar sobre a atuação de Bertold Brecht no âmbito cinematográfico - em que este atuou como roteirista e diretor - infere as múltiplas reverberações na práxis e no desenvolvimento do campo teórico ao longo do século 20. A chegada de Brecht ao cinema, aqui, neste presente trabalho, configura-se como síntese de uma trajetória que tem como prelúdio sua obra poética e teatral. A pesquisa busca analisar e refletir criticamente obras fílmicas realizadas por Brecht sob as perspectivas da linguagem, da estética e das ideias atreladas à um processo revolucionário.A experiência e a dimensão estética e política do pensamento brechtiano flutuam sobre o cinema militante e de vanguarda da República de Weimar e de sua matriz no cinema soviético, sobre o cinema hollywoodiano e sobre a radicalidade do Cinema Novo Alemão, incorporada no trabalho de Fassbinder. Nas formulações teóricas, veremos como as ideias de Brecht foram recepcionadas com entusiasmo, na década de 1930, por Walter Benjamin, e de como uma certa filiação brechtiana concentrou-se na crítica cinematográfica, arrastando-se até a década de 1970, como os escritos de Peter Wollen, Jean-Louis Comolli, Jean-Louis Baudry e Claire Johnston.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10