Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRIO ARTUR BARBOSA DA ROCHA
09/02/2018 14:16
O presente projeto de pesquisa tem como objeto o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, instituído pela Lei 11.947/2009. Essa Lei, em seu artigo 14, prevê que um mínimo de 30% dos recursos da alimentação escolar, repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, devem ser destinados à compra de alimentos oriundos do setor familiar da agricultura. Desse dispositivo, extrai-se o recorte de investigação aqui proposto: buscar compreender a relação do campesinato no Alto Sertão Sergipano com o mercado institucional estabelecido pelo PNAE, considerando a série histórica compreendida entre os anos de 2011-2015. O Alto Sertão chama a atenção por apresentar uma série de contradições que emergem diante das investidas do capital. Por um lado, é influenciado pelo campesinato, no que se refere ao uso e a ocupação dos solos, ou seja, à produção do espaço agrário. Por outro, as políticas públicas nele implantadas são pensadas dentro da lógica de mercado, pondo à prova a capacidade do campesinato de permanecer enquanto modo de vida baseado em relações não capitalistas. Adotaremos enquanto metodologia a Pesquisa Participante (PP) que busca construir um saber que parte do saber do sujeito-objeto, constituído na prática solidária, contribuindo com os princípios da ciência expressando honestidade e transparência com os sujeitos construtores do conhecimento. Utilizaremos também as metodologias quantitativas e qualitativas. A metodologia qualitativa demonstra ser mais pertinente por considerarmos seu caráter essencial reunidos nas técnicas que propomos neste estudo, tais como observação, entrevista semiestruturada e questionário. A metodologia quantitativa centrada na objetividade nos auxiliará na mensuração de fenômenos através da tabulação dos dados e de suma importância na confecção dos mapas.
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