UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: CRISTIANE DA CUNHA NASCIMENTO
09/02/2018 10:10


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE DA CUNHA NASCIMENTO
DATA: 26/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: miniauditório do P²CEM
TÍTULO: TRATAMENTO FOTOCATALÍTICO DE POLUENTES AQUOSOS UTILIZANDO CdS ANCORADO EM BIOFILTROS
PALAVRAS-CHAVES: Sulfeto de Cádmio, diatomita, fotocatálise, azul de metileno, cromo e ciprofloxacina
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO:

A presença de diversos poluentes orgânicos e inorgânicos que são lançados diretamente ao meio ambiente, tem sido considerada um grande problema mundial, uma vez que traz efeitos a saúde dos seres humanos e a outras formas de vida. Dentre os diversos métodos de tratamento empregados, a fotocatálise heterogênea utilizando nanopartículas semicondutoras tem sido considerada uma das mais promissoras. Neste trabalho, nanopartículas de sulfeto de cádmio ancoradas em diferentes espécies de diatomitas foram sintetizadas com diferentes tempos de síntese, por meio de um método rápido e simples. Através dos espectros no UV/visível, notaram-se variações nos máximos de absorção e descolamentos para maiores comprimentos de onda com o aumento do tempo de reação, já os dados de DRX evidenciaram a formação da fase hexagonal para as nanopartículas de sulfeto de cádmio, enquanto que as análises morfológicas apresentaram nanopartículas de forma aproximadamente esféricas.

Adicionalmente, estudos de fotocatálise foram realizados na degradação do corante azul de metileno, do antibiótico ciprofloxacina e na redução dos íons Cr(VI) a Cr(III). Para os testes de degradação do corante foram realizados estudos sob irradiação UVA e solar. Foi observado que o processo de fotocatálise foi mais efetivo durante a irradiação com a luz solar. Já para os testes fotocatalíticos com o cromo e o ciprofloxacina, notou-se que a fotocatálise é muito mais eficaz quando comparada aos processos de adsorção e fotólise, apresentando uma redução do Cr (VI) a Cr (III) em torno de 86%, após 210 min de irradiação solar, e uma cinética de pseudo-primeira ordem, enquanto que a degradação do ciprofloxacina atingiu aproximadamente 90% após 180 min de exposição solar, apresentando um modelo cinético de segunda ordem.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2555266 - ANNE MICHELLE GARRIDO PEDROSA DE SOUZA
Interno - 2222651 - ANTONIO REINALDO CESTARI
Presidente - 1495228 - IARA DE FATIMA GIMENEZ
Interno - 1338723 - ROSANE MARIA PESSOA BETANIO OLIVEIRA
Externo à Instituição - SILVIA MARIA DA SILVA EGUES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12712-85cc87cea5